Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

emmy Curl prepara oito concertos de apresentação ao vivo do álbum “Øporto”

O regresso aos palcos tem um sabor especial para emmy Curl, que em 2020 viu…

Texto de Ana Mendes

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

O regresso aos palcos tem um sabor especial para emmy Curl, que em 2020 viu adiada a apresentação do seu álbum "Øporto". Neste ano, a cantora e compositora Catarina Miranda, mais conhecida por emmy Curl, prepara-se para oito concertos em Portugal, em cinemas, jardins e auditórios nacionais, para celebrar a reabertura das salas de espetáculo e apresentar as suas mais recentes composições.

De Trás-os-Montes chega-nos a sonoridade de emmy Curl, delicada e inquieta, com influências da região que a viu nascer, mas também da experiência que absorveu em Copenhaga. A sua relação com as artes visuais acaba por revitalizar o lugar da arte no seu universo, transportando-a para as músicas e letras que traz agora a Portugal.

Os concertos por território nacional já têm data marcada, com estreia no passado dia 15 de maio, no Jardim do Museu do Douro, Peso da Régua. Segue-se o Cineteatro de Estarreja, no dia 20 de maio e n'O Cinema de Oliveira de Azeméis, no dia 22. A cantora encerra os concertos do mês de maio no Centro Cultural da Malaposta, em Odivelas.

No mês de junho, dia 9, emmy Curl sobe ao palco do Salão Brazil em Coimbra, dia 11 no Centro de Artes e Espetáculos de Sever do Vouga e dia 20 no adro da Igreja de Matosinhos, numa atuação intimista ao ar livre. No dia 17 de julho fecha os oito concertos por todo o país nos Jardins do Museu dos Biscainhos.

Texto de Ana Mendes
Fotografia da cortesia de Chave do Som

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

5 Agosto 2026

Hamburgo abre candidaturas para residências internacionais em artes visuais e fotografia

8 Maio 2026

Dia Mundial da Migração dos Peixes com celebração dedicada no rio Alviela

1 Maio 2026

Está a chegar o Cultivar, o novo simpósio dedicado à gastronomia e cultura alimentar

8 Abril 2026

Paul da Goucha, em Alpiarça, recebe uma das maiores iniciativas mundiais de ciência cidadã

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Ensino superior: futuro ou espaço de incerteza?

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0