fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

Todas as semanas o Gerador recomenda-te iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitares. Descobre em baixo as nossas sugestões.

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Casa Portuguesa

Teatro Maria Matos, Lisboa

até 7.07

O Ciclo D. Maria Matos junta o Teatro Nacional D. Maria II e o Teatro Maria Matos numa colaboração que faz estender o tempo de cena dos espetáculos. Esta união de esforços permitirá ver (ou revisitar) a peça “Casa Portuguesa”, retrato das represálias da Guerra Colonial, à luz da perspetiva de um ex-soldado português. A partir desta premissa tão representativa da História de Portugal, e tomando o tempo e espaço contemporâneo da democracia como pano de fundo, somos absorvidos para uma história que alude aos temas de casa, família, paternidade e nação. Com encenação de Pedro Penim, esta “Casa Portuguesa” pode ser visitada até 7 de julho.

Mais informação aqui.

NOVOS VENTOS - Festival de Teatro Comunitário

vários espaços, Leiria

12.06 a 9.7

O NOVOS VENTOS - Festival de Teatro Comunitário regressa ao concelho de Leiria durante cinco semanas, cada uma correspondendo à estadia numa freguesia. São elas: Marrazes, Arrabal, Monte Redondo, Caranguejeira e Maceira, respetivamente.

A programação do festival contará com residências artísticas comunitárias,  elaboradas por 34 coletivos e instituições locais, com direção da equipa artística do Leirena Teatro, para concluir uma série de apresentações teatrais. Ao todo, serão 49 espetáculos, 15 criações profissionais 

e 34 criações comunitárias. Para além das atividades participativas, existem as residências artísticas profissionais que permitem a 4 grupos de estudantes da ESAD e INAC receberem 4 bolsas de criação que promoverá a estreia de 4 criações originais.

De salientar, as acessibilidades são questão relevante ao festival. Existirão espetáculos em LGP - Língua Gestual Portuguesa (4) e em AD - Audiodescrição (3), e os acessos físicos são também contemplados para que todos possam ter acesso à cultura sem constrangimentos. A entrada é livre.

Cidade Pre0cupada

Vários espaços, Montemor-o-Novo

19 a 30.06

O Evento multidisciplinar Cidade Pre0cupada regressa para uma 15ª edição, com o cunho da Associação Cultural de Arte e Comunicação. Durante uma semana e meia a cidade de Montemor-o-Novo e a aldeia Casa Branca, serão ocupadas por obras criativas que se veem afastadas da esfera convencional, tornando o território alentejano num palco de disseminação de perspectivas e disciplinas artísticas. Através da arte despida às suas várias vertentes - pintura, escultura, literatura, teatro e a performance, a instalação, a electrónica, o vídeo e a música -  somos presenteados com exposições, concertos, dança, peças, oficinas, cinema e atividades comunitárias, com entrada livre, para todas as idades.

A programação completa aqui.

O Baião Vai - Viva o São João

Jardim de Paço de Arcos e a Praia dos Pescadores, Oeiras

21 a 33.06

O Baião Vai - Viva o São João, Festival Internacional de Forró de Oeiras, regressa pelo segundo ano consecutivo. Esta edição acontece no Jardim de Paço de Arcos e na Praia dos Pescadores, com uma programação gratuita que promete muita animação popular, desde a dança e música, à gastronomia típica e jogos tradicionais.

Durante os três dias, o São João será celebrado através da energia do Forró, com concertos e dj sets de  artistas reconhecidos do gênero, como é o caso de Zeu Azevedo, Forró das Comadre, DJ Márcio SP ou DJ Leandro Kallajian. Contaremos ainda com os típicos desfiles de blocos de percussão, e os workshops de dança que ficaram a cargo dos professores de dança do Espaço Baião, Enrique Matos, João Regra, Jessy e Viny, Toddy, Joana Teki e Gabriel Silva. As atividades são destinadas a toda a família, e a entrada é livre.

No meu Bairro

Biblioteca de Marvila, Lisboa

22.06

No Meu Bairro é a peça de teatro juvenil que adapta o livro premiado de Lúcia Vicente, com ilustrações de Tiago M. O espetáculo desenvolve-se, não só a partir do teatro, como também da literatura e da música, culminando no conto de uma história a partir de uma sinergia artística.

Este Bairro torna-se o espaço que permite a contemplação e questionamento de um grupo de crianças, em relação a temas de representatividade, feminismo, bullying, igualdade e equidade, pretendendo impulsionar este mesmo diálogo a quem assiste à peça, miúdos ou graúdos. Falamos de um espetáculo bilíngue - em Língua Portuguesa e Língua Gestual Portuguesa - que materializa no palco as questões transversais da nossa sociedade contemporânea.

Para reservas, enviar email para nomeubairroteatro@gmail.com com o assunto "Reserva de bilhete|Biblioteca Marvila ", ou ligar para o 911 036 079.

Arquiteturas Film Festival

Vários espaços, Porto

27 a 30.06

A 11ª edição do Arquiteturas Film Festival regressa ao Porto, estendendo-se a vários espaços culturais da cidade, o Batalha Centro de Cinema, INSTITUTO, Casa Comum, Canal 180, Térmita e Circo. Organizado pela instituição Instituto, que almeja o cruzamento interdisciplinar e abordagem de temas contemporâneos, o festival propõe o tema “Aprender a Desaprender” como ponto de partida à sua realização.

A força motriz da mostra cinematográfica prende-se à descoberta da arquitetura como prática possível de se alinhar com questões referentes à justiça social, à crise ecológica e à descolonização. Estas vertentes, nem sempre contempladas sob o paradigma ocidental da prática e ensino da arquitetura, assumem no festival um papel de destaque, direcionando o olhar para a pluralidade de perspectivas do conhecimento arquitetónico e contrariando as representações tradicionais.

O programa conta com 4 secções: Programa de Realizadores Convidados, com a contribuição do trabalho de Bêka & Lemoine; o Programa Oficial, o Programa Experimental e o Programa Especial Portugal.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

19 Março 2025

A preguiça de sermos “todos iguais”

17 Março 2025

Ao contrário dos EUA, em Portugal as empresas (ainda) mantêm políticas de diversidade

14 Março 2025

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

12 Março 2025

Fantasmas, violências e ruínas coloniais

10 Março 2025

Jornais políticos: a memória das ideologias resiste sobretudo no papel

7 Março 2025

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

3 Março 2025

Onde a mina rasga a montanha

28 Fevereiro 2025

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

24 Fevereiro 2025

O cooperativismo como alternativa aos mercados lucrativos da habitação e da energia

21 Fevereiro 2025

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Assessoria e Escrita de Comunicados de Imprensa

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 JANEIRO 2025

A letra L da comunidade LGBTQIAP+: os desafios da visibilidade lésbica em Portugal

Para as lésbicas em Portugal, a sua visibilidade é um ato de resistência e de normalização das suas identidades. Contudo, o significado da palavra “lésbica” mudou nos últimos anos e continua a transformar-se.

16 Dezembro 2024

Decrescer para evitar o colapso

O crescimento económico tem sido o mantra da economia global. Pensar em desenvolvimento e em prosperidade tem significado produzir mais e, consequentemente, consumir mais. No entanto, académicos e ativistas pugnam por uma mudança de paradigma.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0