De 1 a 8 de Fevereiro, decorerrá a quinta edição do Coimbra World Piano Meeting, que conta com 100 jovens pianistas, entre os 8 e os 40 anos de idade, de mais de 20 países da Europa, Ásia e América do Norte.

Será o ano com maior número de inscrições neste encontro, organizado pela Academia Internacional de Música Aquiles Delle Vigne. “É considerado um evento único à escala mundial, que reúne os maiores mestres de piano do mundo, bem como o maior número de jovens pianistas inscritos”, afirma a organização, em nota de imprensa enviada à agência Lusa. Entre os docentes, conta-se com Makoto Ueno (Universidade de Artes, Kyoto), Ayami Ikeba (Universidade de Música e Artes Performáticas de Graz, Austria), Marilyn Engle (Universidade de Calgary), Aquiles Delle Vigne, Anne Kaasa (Conservatório Nacional de Lisboa), Gianluca Luisi (Conservatorio Giacchino Rossini, Pesaro, Itália), Niklas Pokki (Sibelius Academy, University of the Arts, Helsínquia) e Frank Hsieh (Zhaoqing University School of Music, Guangdong, China).

O programa, que homenageia Beethoven, neste ano do seu 250º aniversário, conta com aulas, concertos, cuja maioria é de entrada livre, e uma competição de piano. Os prémios serão Prémio Internacional de Piano da Figueira da Foz (durante o festival, serão escolhidos 3 pianistas que actuarão com orquestra), Coimbra World Piano Duo Competition, (durante as Masterclasses, um Duo de Piano será seleccionado, a partir de uma obra de Bach, para actuar com orquestra), Prémio Especial Jovem Talento (durante as masterclasses, um jovem com idade até 18 anos será seleccionado para actuar com orquestra), Prémio Especial Melhor Concorrente Português (depois de uma ronda de selecção, na final será escolhido um pianista para actuar com orquestra o seguinte concerto: J. S. Bach, Concerto BWV 1055, in A major).

O concerto de abertura, no dia 2 de Fevereiro, pelas 18h00, no Convento de São Francisco, da Orquestra Clássica do Centro, sob direcção de Jan Wierzba. Coimbra World Piano Meeting será encerrado com a atribuição do prémio de melhor jovem talento.
Texto de Raquel Botelho Rodrigues
Fotografia de Lorenzo Spoleti, via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.