fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Entrevistas com Jornalistas: a nova rubrica em que damos voz a jornalistas que nos inspiram

Quando decidimos focar a nossa atenção no jornalismo lento, sentimos que seria importante dar voz…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Quando decidimos focar a nossa atenção no jornalismo lento, sentimos que seria importante dar voz a quem faz parte das redações. Sentir as suas preocupações e os seus entusiasmos, aprender com a experiência e desbravar novos caminhos. Precisamos de ouvir os jornalistas na primeira pessoa para garantir que os jornalismo chega a todas as pessoas.

A nova Revista Gerador tem este propulsor, mas quisemos trazer, também, esta energia para o site, com a possibilidade de apresentarmos, regularmente, os pensamentos e as ideias dos jornalistas. Por isso criámos a rubrica Entrevistas com Jornalistas, uma rubrica regular em que nos comprometemos a falar com os jornalistas que nos inspiram, nacionais e internacionais.

Arrancamos segunda, dia 14 de junho, com uma entrevista com o grande repórter de investigação da SIC Pedro Coelho. Conhecido pelas suas reportagens de investigação profundas e exemplares, Pedro Coelho é, também, um pensador sobre jornalismo, com vários artigos científicos e livros publicados, para além de ter conquistado um conjunto de prémios, nomeações e bolsas jornalísticas.

Nas próximas semanas vais poder marcar encontro com jornalistas de referência, em Portugal e no estrangeiro. Está atento.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

12 Junho 2025

Post/Zeigeist: vamos falar sobre o significado da vida, envelhecimento e morte?

12 Junho 2025

Escreve uma reportagem sobre recursos hídricos com apoio desta bolsa para jornalistas

11 Junho 2025

“Hipertexto” – Festivais Gil Vicente, por Gaya de Medeiros e Leonor W. Carretas

9 Junho 2025

A Mostra Nacional Jovens Criadores está de volta. Candidata-te aqui

31 Maio 2025

Revista Gerador 45, uma edição inteiramente dedicada aos 15 anos do casamento igualitário

30 Maio 2025

Dread Scott, Jota Mombaça e Lovelyn Nwadeyi orientam sessões para uma prática cultural mais justa. Inscreve-te aqui

29 Maio 2025

Últimos dias para te candidatares ao programa de Residências Artísticas OASis Lisboa

21 Maio 2025

Os Gonzaga

19 Maio 2025

“Resistência artística ontem e hoje”: uma conversa que junta Leonor Rosas, João Costa e Gerd Hammer

14 Maio 2025

Rosa-pássaro, o bailarino

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0