“És.Cultura’18”, o programa que permite o acesso anual gratuito a equipamentos e atividades culturais para jovens de 18, vai passar a ser permanente. A decisão foi anunciada pela secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira. Entre museus, monumentos, palácios e teatros, são 350 os lugares para jovens de 18 anos explorarem sem pagar entrada.

O programa “Cultura para Todos” surgiu de uma proposta de João Gonçalo Pereira e Tiago Veloso, que acabou por ser a mais votada na edição de 2017 do Orçamento Participativo Portugal. Na altura em que venceram, Tiago Veloso disse à Lusa que oferecer esta oportunidade a um jovem de 18 anos significava dar-lhe um “sinal que este conta para a Cultura e que a Cultura conta para a sua vida”. De acordo com as declarações da secretária de Estado da Cultura dadas à Lusa no evento Futurália, mais de 3000 jovens participaram no projeto ao longo de 12 meses, o que incentivou à sua continuidade. 

Com a continuação do "És.Cultura’18", o Ministério da Cultura pretende "abrir os horizontes dos jovens que atingiram a maioridade", proporcionando a entrada gratuita a um consumo cultural menos habitual nesta idade, nomeadamente a teatro, ópera, exposições e concertos sinfónicos.

A lista é longa, mas podes consultar os lugares que se abrem gratuitamente para recém-maiores de idade por temáticas ou concelhos. Os passos a seguir no jogo são simples: só tens de dirigir-te ao local, mostrar o cartão de cidadão e depois “Já está! Podes culturizar-te.”

Infografia do "És.Cultura’18" explica o processo passo a passo 

A adesão de mais 19 municípios a juntarem-se aos 64 que já se encontram dentro do programa está prevista para a próxima edição. Segundo Ângela Ferreira, "as entradas nos organismos tutelados ficaram a seu cargo, o que provocou alguma quebra nas receitas, mas vale a pena o investimento, porque haverá um retorno na criação de novos públicos, com o fomento de novos hábitos culturais”. 

Mergulha neste projeto e descobre os equipamentos públicos e privados que podem ser visitados gratuitamente por jovens de 18 anos, aqui

Texto de Carolina Franco e Lusa 
Fotografia de "És.Cultura'18"

Se queres saber mais sobre a agenda da cultura em Portugal, clica aqui.