Estão a decorrer as inscrições para a segunda temporada de 2019 do ofício Sensibilidade na Fotografia da Escola Gerador.

Ao longo das 10 aulas, com a fotógrafa Estelle Valente, vais aprender duas grandes dimensões desta área artística: por um lado assegurar as bases fundamentais da fotografia e, por outro, encontrar uma marca individual no teu trabalho. E, no final, se fores um dos dois alunos com melhor aproveitamento, vais criar um projecto fotográfico para uma edição da Revista Gerador, de acordo com o tema e o brief do Director.

Na Escola Gerador, todos os ofícios têm uma vertente prática muito forte, incluindo uma visita guiada a um espaço ligado à área de formação. Estes são os principais conteúdos do ofício Sensibilidade na Fotografia:

Introdução à fotografia

Fundamentos históricos da fotografia e referências fotográficas: os fotógrafos que marcaram o desenvolvimento da linguagem visual.

A Técnica

Como funcionam as máquinas fotográficas e como tirar o melhor partido dos parâmetros técnicos: ISO, diafragma, profundidade de campo, tempo de exposição.

A Influência da luz

Como a luz pode mudar uma fotografia: iluminação natural versus iluminação artificial, identificar situações de luz não convencionais e utilizá-las criativamente.

Estética e composição fotográfica

Equilíbrio dos elementos visuais e estética fotográfica, diagonais, linhas de força, formas e volumes, a cor e o preto e branco. Como um criar uma estética que nos corresponde.

Edição de Imagem

Familiarização com os programas e ferramentas: Adobe Photoshop e Lightroom e preparação do ficheiro para impressão.

O Retrato

Como criar uma interação entre o fotógrafo e o fotografado para captar a “essência” do fotografado.

Contar uma História

Como se constrói uma narrativa fotográfica.

Divulgação

A diferentes formas de divulgar o trabalho fotográfico e como podes montar uma exposição.

As aulas do ofício Sensibilidade na Fotografia começam já no dia 2 de Abril e acontecem sempre à terça-feira, entre as 19h30 e as 22h.

Não deixes escapar o teu lugar e inscreve-te aqui.

Descobre tudo o que precisas de saber sobre a Escola Gerador aqui.
Créditos – Foto de Andreia Mayer