Não deixes escapar uma das últimas vagas para o ofício Sensibilidade na Fotografia, que começa já no dia 2 de Abril. As inscrições terminam no dia 30 de Março, sábado.

Neste ofício da Escola Gerador, a fotógrafa Estelle Valente acompanha os alunos ao longo de 10 aulas para mostrar, acima de tudo, duas dimensões: quais as bases fundamentais da fotografia e como podes encontrar uma marca individual no teu trabalho fotográfico.

Estelle Valente é fotógrafa da fadista Gisela João desde 2013 e presença assídua no Teatro São Luiz, em Lisboa, onde fotografa ensaios, peças e eventos. É também autora dos retratos expostos durante todo o ano nas janelas do Teatro.

As aulas do ofício Sensibilidade na Fotografia acontecem sempre à terça-feira entre as 19h30 e as 22h. Inscreve-te aqui.

Os principais conteúdos do ofício Sensibilidade na Fotografia
Introdução à fotografia

Fundamentos históricos da fotografia e referências fotográficas: os fotógrafos que marcaram o desenvolvimento da linguagem visual.

A Técnica

Como funcionam as máquinas fotográficas e como tirar o melhor partido dos parâmetros técnicos: ISO, diafragma, profundidade de campo, tempo de exposição.

A Influência da luz

Como a luz pode mudar uma fotografia: iluminação natural versus iluminação artificial, identificar situações de luz não convencionais e utilizá-las criativamente.

Estética e composição fotográfica

Equilíbrio dos elementos visuais e estética fotográfica, diagonais, linhas de força, formas e volumes, a cor e o preto e branco. Como um criar uma estética que nos corresponde.

Edição de Imagem

Familiarização com os programas e ferramentas: Adobe Photoshop e Lightroom e preparação do ficheiro para impressão.

O Retrato

Como criar uma interação entre o fotógrafo e o fotografado para captar a “essência” do fotografado.

Contar uma História

Como se constrói uma narrativa fotográfica.

Divulgação

A diferentes formas de divulgar o trabalho fotográfico e como podes montar uma exposição.

Descobre tudo o que precisas de saber sobre a Escola Gerador aqui.
Créditos – Fotografia de Andreia Mayer