fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Espaço Gnration celebra 10 anos e já tem programação para os meses de abril, maio e junho

O décimo aniversário do espaço de arte contemporânea de Braga, Gnration, será celebrado com um programa especial ao longo do mês de abril, que encerrará com o Gnration Open Day, de acesso gratuito. Fora das celebrações, os meses de maio e junho também apresentam um programa que inclui concertos, exposições, dança e residências artísticas.

Texto de Mariana Moniz

Panda Bear & Sonic Boom. Créditos: Ian Witchell

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

O Gnration é um espaço de criação, performance e exposição no domínio da música contemporânea e da relação entre a arte e a tecnologia. Através de uma estratégia sustentada e de permanente abertura à comunidade, pretende afirmar-se como polo aglutinador de dinâmicas culturais e criativas, assumindo-se como um espaço orientado para a sensibilização e formação de novos públicos, expondo-os a práticas artísticas relevantes à luz de uma perspetiva contemporânea e cosmopolita.

O programa de celebração do seu décimo aniversário arranca já no dia 1 de abril com um concerto da artista e compositora colombiana, Lucrecia Dalt, que regressa ao Gnration pela terceira vez para apresentar o seu mais recente disco ¡ay!. No dia 14 de abril, para marcar o encerramento da exposição “Gesto & Síntese”, patente na galeria gnration, Diogo Tudela e a Supernova Ensemble (músicos Mário Costa, José Alberto Gomes e José Dias), "apresentam uma performance a partir da ativação das peças expostas”.

No dia seguinte, Dave Douglas, trompetista norte-americano, junta-se ao baterista Joey Baron para um espetáculo que unirá “dois ícones do jazz mundial”. Já no dia 21 de abril, Tim Hecker, artista de música eletrónica experimental, também regressa ao Gnration após um concerto em 2016. Desta vez, o mote será No Highs, título do seu novo disco.

Para além dos espetáculos musicais, o espaço Gnration apresentará ainda duas ações que decorrerão online. Alt.history, com curadoria da plataforma canadiana Holo, trata-se de um “ciclo de conversas com oradores internacionais e debruçar-se-á sobre a relação entre memória e cultura digital”. Por sua vez, o artista sonoro britânico Rian Treanor e o compositor espanhol Elías Merino, apresentarão Computational Vandalism in South Yorkshire no Órbita, um ciclo que se foca “na relação entre música, arte e tecnologia, e que expõe novas obras encomendadas”.

As celebrações dos dez anos culminam a 29 de abril com o Gnration Open Day, um dia completo que apresenta um programa gratuito composto por concertos, instalações, atividades de serviço educativo e visitas orientadas.

Entre os vários nomes musicais que marcarão presença nesse dia, encontram-se Panda Bear & Sonic Boom; Bandua; Arsenal Mikebe; De Schurmann; e Inês Malheiro. Este programa de música contará ainda “com um espetáculo de comunidade, dirigido pela música turca Ece Canli”, que reunirá em palco a Orquestra de Dispositivos Eletrónicos (projeto do Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts) e os alunos do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.

Fora das celebrações do décimo aniversário do espaço cultural, o Gnration apresenta uma programação vasta que inclui concertos, exposições, dança e residências artísticas. Em maio, poderás assistir aos concertos dos músicos portugueses Glockenwise, da violoncelista e compositora Mabe Fratti, da banda de rock japonês Boris, e do compositor bracarense João Carlos Pinto. Já em junho, poderás contar com a presença do músico José Diogo Martins e do laboratório artístico Pluris Ensemble.

Até ao dia 6 de maio, estará patente a instalação “Análise de um Paraíso Fugaz”, desenvolvida pelos artistas Mariana Vilanova e Marcelo Reis através do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia e, de 27 de maio a 19 de agosto, será ainda exibida a exposição “Parting The Waves” dos britânicos Ruth Jarman e Joe Gerhardt.

Por fim, estará também de regresso o programa de residências artísticas “Laboratórios de Verão”, em parceria com o CIAJG – Centro Internacional de Artes José de Guimarães. Este programa de apoio à criação artística, criado pelo Gnration, já conseguiu apoiar “mais de três dezenas de projetos e meia centena de artistas” e destina-se a artistas ou coletividades residentes no distrito de Braga que se proponham “a desenvolver conteúdos artísticos originais nos domínios da imagem, som, performance, interatividade, música ou dança”.

As candidaturas para os “Laboratórios de Verão” podem ser realizadas até ao dia 9 de abril e os bilhetes para os restantes programas do trimestre abril-junho 2023 podem ser adquiridos aqui, no balcão Gnration ou nos locais habituais.  

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

17 Abril 2025

Estarão as escolas preparadas para os desafios apresentados pela IA? O caso de Portugal e da Bélgica 

17 Março 2025

Ao contrário dos EUA, em Portugal as empresas (ainda) mantêm políticas de diversidade

6 Janeiro 2025

Joana Meneses Fernandes: “Os projetos servem para desinquietar um bocadinho.”

23 Dezembro 2024

“FEMglocal”: um projeto de “investigação-ação” sobre os movimentos feministas glocais

18 Dezembro 2024

Portugal é o país onde mais cresceu o risco para o pluralismo mediático entre UE e candidatos

4 Dezembro 2024

Prémio Megatendências tem candidaturas abertas até 15 de dezembro

28 Novembro 2024

Reportagem do Gerador motiva alteração ao OE

27 Novembro 2024

“O trabalho está feito, e muito bem feito.” VALSA e CORAL coletivo vão fechar portas

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

3 MARÇO 2025

Onde a mina rasga a montanha

Há sete anos, ao mesmo tempo que se tornava Património Agrícola Mundial, pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), o Barroso viu-se no epicentro da corrida europeia pelo lítio, considerado um metal precioso no movimento de descarbonização das sociedades contemporâneas. “Onde a mina rasga a montanha” é uma investigação em 3 partes dedicada à problemática da exploração de lítio em Covas do Barroso.

20 JANEIRO 2025

A letra L da comunidade LGBTQIAP+: os desafios da visibilidade lésbica em Portugal

Para as lésbicas em Portugal, a sua visibilidade é um ato de resistência e de normalização das suas identidades. Contudo, o significado da palavra “lésbica” mudou nos últimos anos e continua a transformar-se.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0