Em agosto e setembro, Nelas, Penalva do Castelo e Mangualde vão receber o espetáculo itinerante Nas Cores da Beira, uma coprodução da CulturDão e Teatro Hábitos, com enfoque na cultura e identidade destes territórios. A peça conta com a participação da comunidade local, que, pela primeira vez, sobe ao palco e partilha experiências com atores e artistas profissionais.

A estreia deste teatro musical e de artes circenses acontece a 31 de agosto na Praça do Município, em Nelas, e volta à boca de cena em setembro, no dia 2, em Mangualde, no Largo Dr. Couto, e, no dia 4 do mesmo mês, em frente à Câmara Municipal de Penalva do Castelo.

A história da beirã de nome Maria e do lisboeta Ilídio, um jovem casal que, mesmo de terras e estatutos diferentes, vivem uma narrativa de amor sem igual numa aldeia do interior, é o mote para Nas Cores da Beira. "Entre desencontros, momentos de humor da coscuvilheira da aldeia e os dramas de uma tia de nariz empinado", o espetáculo promete “momentos musicais e viagens pelas paisagens e monumentos da região, numa história que pretende enaltecer a Beira e mostrar as fragilidades e força do amor”, enfatizam João Sá Coelho, responsável pela coreografia e cenografia, e Rafael Pina, responsável pela dramaturgia e encenação.

O elenco é composto por atores profissionais, artistas de circo e população local de várias faixas etárias, dos 12 e os 70 anos, e escolhida através de um casting.

Elenco de Nas Cores da Beira

O espetáculo "tem a particularidade de chamar a atenção do público, devido aos detalhes de cores patentes, não só nos adereços, como também nos figurinos, que contrastam com o preto e branco que pintam o conjunto cénico", avança a organização em comunicado de imprensa. "Desta forma, o espetáculo pretende mostrar que, por vezes, as cores da nossa vida estão naquilo que sentimos, mais do que naquilo que vemos."

Nas Cores da Beira irá percorrer os três municípios associados ao projeto de cultura em rede Cultura no Dão, que pretende apoiar os agentes culturais e estimular a dinâmica económica, bem como valorizar o património artístico-cultural da região, a sua identidade e comunidades, reforçando a atratividade do território e o incremento do seu valor turístico, através da itinerância e o intercâmbio cultural de eventos nos municípios de Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo.

Os espetáculos são gratuitos, mas é necessária a pré-reserva de bilhete. As reversas devem ser feitas no Posto de Turismo de Nelas; na Biblioteca Municipal e Papelaria Adrião, em Penalva do Castelo; e na Câmara Municipal de Penalva do Castelo.

Texto por Flávia Brito
Fotografia disponível através do Facebook da CulturDão

Se queres ler mais notícias sobre cultura em Portugal, clica aqui.