Está de regresso mais uma edição do único festival de improvisação teatral em Portugal. O Espontâneo realiza-se entre os dias 27 de fevereiro e 1 de março, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra. 

Em 2012, a companhia de improvisação teatral denominada Instantâneos reuniu-se para criar um evento capaz de trazer artistas improvisados nacionais e internacionais. Em 2018, o sucesso do projeto desenvolvido valeu a nomeação para o Iberian Festival Awards, na categoria de melhor festival não musical. 

Este ano, os convidados portugueses são, naturalmente, os Instantâneos, mas também os Improváveis e o CardumeOs artistas internacionais vêm de França, como é o caso de Flavien Reppert, da Colômbia, como acontece com Ananké, da vizinha Espanha chegam The Modestos e, por fim, Márcio BallasMontenegro e Iguassú e Broadway’s Next Musical Hit do Brasil.

No dia 29 de fevereiro, entre as 10h e as 18h, também é possível participar no workshop intensivo de improviso para iniciantes. Este curso é uma introdução à improvisação teatral para todos aqueles que queiram desenvolver as suas apetências cénicas. Neste programa, Márcio Ballas partilha a sua experiência enquanto apresentador, improvisador e palhaço, dinamizando vários jogos teatrais.

Os bilhetes já estão disponíveis a partir de 10€, sendo que cada um permite a entrada em dois espetáculos por noite. 

Texto de Mafalda Lalanda
Imagem The Modestos, via Espontâneo

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.