A 12º edição do Lisbon & Sintra Film Festival (LEFFEST) realiza-se entre os dias 16 a 25 deste mês. Com uma aposta na relação entre uma grande variedade de propostas culturais e procurando assumir-se enquanto espaço de reflexão e discussão dos temas que marcam a atualidade, o LEFFEST apresenta uma seleção de projeções cinematográficas consagradas e emergentes nas várias salas onde o festival irá decorrer.

A iniciativa pretende dar a conhecer autores fundamentais na história do cinema e o trabalho de jovens cineastas dos dias de hoje. Além disso, o evento que celebra a sétima arte inclui ainda na sua programação diversas manifestações artísticas, masterclasses, conferências, debates e exposições.

O LEFFEST 2018 acontece em vários espaços de Sintra e Lisboa, nomeadamente o Cinema Medeia Monumental, o Teatro Nacional D. Maria II, o Espaço Nimas, o Centro Cultural Olga Cadaval, o MU.SA — Museu das Artes de Sintra e o Palácio Nacional de Queluz.

Esta edição abre com o novo filme do francês Jacques Audiard, Os Irmãos Sisters, sessão na qual o realizador irá marcar presença. Ao longo do evento, haverá três temas que lhe são transversais: a revisitação da obra do realizador norte-americano David Lynch, que esteve presente na primeira edição do LEFFEST, e ainda dois ciclos temáticos sobre neoliberalismo, novos fascismos e utopia.

Texto de Carolina Gaspar
Fotografia de Daniel Edwards, disponível via Flickr

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal clica aqui.