É no Terreiro do Paço, em Lisboa, que no dia 22 de junho, acontece o Arraial Lisboa Pride, das 16h às 04h.

No dia 28 de maio, a ILGA Portugal – Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo (LGBTI), divulgou os nomes, que este ano, compõem o cartaz do Arraial. Os cabeças de cartaz deste ano são Johnny Hooker e Batida DJ.

A vinda do artista brasileiro Johnny Hooker a Portugal reveste particular relevância devido ao contexto social e político no Brasil. O convite da ILGA Portugal surge numa vontade de reforçar a tua tomada de posição solidária junto das associações e movimentos locais e nacionais deste país, dando, sobretudo, palco à reivindicação do direito de uma vida digna, segura, livre de violência e de discursos ou crimes de ódio por parte da população brasileira e/ou residente em Portugal. Na sua passagem pelo Arraial, Hooker apresentará o seu segundo álbum de estúdio Coração, sendo uma das últimas despedidas da tour.

O segundo cabeça de cartaz é Pedro Coquenão, produtor de rádio, video e música, nascido no Huambo e criado nos subúrbios de Lisboa, mais conhecido por Batida DJ. A linhagem musical do artista faz-se na inter-relação da música angolana dos anos 60/70 com a música eletrónica moderna. Batida DJ leva ao palco do Arraial um DJ set cultural, enquanto prepara o seu novo disco para o final do ano.

Sendo dos últimos países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) a descriminalizar a homossexualidade, a ILGA – Portugal investe nos laços com associações e movimentos de luta pelos Direitos Humanos e LGBTI em Angola.

Ao cartaz junta-se ainda Rosa Y Tigra com Lava Gull, Mariño & Kiko, duo de André Mariño da Casa do Cais e o youtuber Kiko Is Hot, Cumbadélica, projeto nascido em 2016 criado por Igor Ribeiro e Marie Lopes que promove o ajuntamento de pessoas de diversas regiões do mundo através da música étnica na pista de dança, a artista portuguesa Da Chick, Hucalicious com Bruno Huca, Finalmente, que apresentará Lugar às Novas, e ainda a artista e performer Aurora Pinho e Sonja. A youtuber Beatriz Gosta estará também presente para uma participação especial.

A ILGA – Portugal, tem como objetivo marcar a identidade de Lisboa como cidade que sabe valorizar e acarinhar a diversidade e a igualdade através desta festa que é o Arraial Lisboa Pride, que se insere na programação das Festas de Lisboa. Em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, a EGEAC, a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior e a Junta de Freguesia da Misericórdia, a edição deste ano do Arraial conta com uma programação de 12 horas de atuações musicais e performances.

Para além dos concertos, o recinto oferece atividades para os mais pequenos, o Arraialito, no Welcome Center, mas também haverá o Arraial Maior para a população sénior. Os animais estão também incluídos na programação através do Proud Pets. A presença de associações de Direitos Humanos está confirmada.

No recito será possível encontrar um Hub Criativo no qual se reune artesanato e comércio inclusivo, para além dos bares emblemáticos da noite LGBTI. E ainda uma street food com diversos restaurantes LGBTI friendly.

Texto de Rita Matias dos Santos
Fotografia de Tanushree Rao

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.