Com o cancelamento do NOVOS VENTOS – Festival de Teatro Comunitário e a preocupação com a comunidade e com a presença da arte, enquanto geradora de saúde, o Leirena Teatro – Companhia de Teatro de Leiria deu início ao projeto social e artístico O Estado de Excepção, com a parceria do Município de Leiria, Juntas de Freguesia e empresas do concelho.

Desde Maio que a carrinha Estado de Excepção tem proporcionado espetáculos de teatro, dança, poesia e cinema a todo o concelho de Leiria, seja em IPSS, lares, praças, ruas, pracetas e bairros sociais.

“Nas ruas, circulam os carros das forças de segurança que mantêm a ordem; circula o carro do padeiro, que alimenta o corpo; e pode circular a carrinha Estado de Excepção, que alimenta o sonho, a esperança, e, por momentos, repõe a norma de estar em comunidade, nos mesmos espaço e tempo,” lê-se no comunicado de imprensa.

Outras estruturas profissionais foram convidadas para integrar o projecto, partilhando nele, também, o seu trabalho, tais como o MMDB Arte (Caldas da Rainha), A Corda Teatro (Alcobaça), o Bolha Teatro (Torres Vedras), o Encerrado para Obras (Leiria), a Cia. Bipolar (companhia luso- Argentina com raízes na vila de caranguejeira, Leiria), a S(C)inestesia (Bailarinos com raízes na região de Leiria), entre outros.

Texto de Raquel Botelho Rodrigues

Fotografia de Joaquim Dâmaso