O verão chega finalmente à Casa da Música, no Porto, já no próximo dia 1 de Junho, mesmo a tempo de celebrar o Dia Mundial da Criança. E prometem não dar descanso até dia 8 de Setembro com os mais de 150 eventos que estão programados.

Ontem, 30 de Maio, na apresentação à imprensa do programa deste ano, António Jorge Pacheco, director artístico da Casa da Música explicou que, à semelhança do ano passado, esperam mais de 120 000 espectadores.

Numa programação cheia de coisas boas, o Gerador destaca alguns momentos que juntam grandes nomes da música portuguesa como Manuel Cruz com a Orquestra de Jazz de Matosinhos, no dia 9 de Junho na Sala Suggia da Casa da Música, Sérgio Godinho também com a Orquestra de Jazz de Matosinhos no dia 27 de Julho, desta vez a céu aberto na Praça Guilhermina Suggia em Matosinhos. No dia seguinte, 28 de Julho, Matosinhos volta a receber, na mesma praça, um momento inédito com Pedro Abrunhosa e a Orquestra Sinfónica Casa da Música, onde o músico promete revisitar alguns dos seus hinos mas também apresentar duas novas canções que farão parte do seu novo álbum.

A programação conta ainda diariamente com concertos que ocupam tanto a Sala 2 como a esplanada, onde os portugueses Ganso apresentam no dia 16 de Junho nove canções apetitosas, em jeito de revelação do seu novo álbum. Também Alexander Search, um projecto do pianista Júlio Resende que junta a voz de Salvador Sobral às canções da autoria de Resende, invadem a Sala Suggia no dia 14 de Julho.

A Orquestra Sinfónica e a Orquestra Barroca da Casa da Música viajam, ainda neste verão, até ao Arrábida Shopping em Gaia no dia 22 de Junho, à Maia no dia 14 de Julho, aos Aliados e a São Pedro do Sul nos dia 7 e 8 de Setembro. Nestes momentos são esperados, à semelhança de anos anteriores, milhares de pessoas.

Há ainda três casas particulares, no Porto, que abrem as portas para 3 concertos únicos, um em Junho e dois em Julho, ainda em datas a anunciar.

Destacamos, ainda, duas iniciativas originais na Casa da Música anunciadas pela Gilda Veloso, responsável de maketing da Casa da Música: um instameet com instagramers de renome nacionais no dia 30 de Junho e, pela primeira vez na história da Casa da Música, a possibilidade de 20 pessoas poderem dormir na Sala 2 na noite de sexta-feira 13 de Julho. Isto promete!

Descobre toda a programação da Casa da Música aqui.

Créditos – Foto por André Branco através de Unsplash