fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Opinião de Tiago Sigorelho

Estudar a cultura

Este momento de intervalo na cultura poderia ter sido ambiciosamente usado para estudarmos o sector….

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Este momento de intervalo na cultura poderia ter sido ambiciosamente usado para estudarmos o sector. Entender de que forma conseguiríamos voltar às artes e às actividades culturais após a pandemia e explorar soluções para construir uma estratégia duradoura e saudável para o sector.

Mais de um ano após o fecho das portas da cultura continuamos sem ter uma clareza no rumo a seguir, sem saber muito bem quais serão os próximos passos. E desconfiamos, ainda, que nem sequer temos noção de onde estamos.

No Gerador temos este problema de tentar preencher as lacunas que vamos encontrando e, por isso, resolvemos ocupar boa parte deste tempo a desenvolver as nossas competências de conhecimento.

Com o nascer de 2021 veio a responsabilidade de fazermos parte de um consórcio internacional contratado pela Comissão Europeia para medir eficazmente os sectores culturais e criativos na Europa.

Durante os próximos 24 meses vamos, em conjunto com os nossos 4 parceiros, actualizar as estatísticas destes sectores e criar novos parâmetros, principalmente relacionados com a dimensão digital, num empreendimento que nos vai pôr em contacto com todos os ministérios da cultura e institutos nacionais de estatística europeus.

Por aqui, vamos arrancar esta semana com o trabalho de campo da terceira edição do Barómetro Gerador Qmetrics, o compromisso que, teimosamente, mantemos de ouvir os portugueses todos os anos.

O Barómetro é um estudo muito sólido, com cerca de 1.200 entrevistas representativas da população portuguesa, que nos permite avaliar a percepção da população portuguesa relativamente à cultura e às principais áreas da sociedade.

Se em 2020 introduzimos algumas diferenças em relação ao estudo do ano anterior, muito por culpa da pandemia, 2021 vai trazer novidades ainda mais significativas. Decidimos expandir o âmbito da nossa avaliação a novos tópicos, mais de acordo com a estratégia global de actuação do Gerador.

Em primeiro lugar, vamos aprofundar a avaliação que os portugueses fazem do jornalismo, percebendo de que forma as pessoas obtêm informação e qual a confiança que depositam nas diferentes fontes de acesso. A recolha destas opiniões vai permitir, também, a melhoria do nosso programa de Bolsas de Jornalismo para jovens.

O lançamento do projeto Sobressalto mandata-nos para escutarmos os portugueses sobre os desafios relacionados com a sustentabilidade e a luta contra as alterações climáticas. Vamos procurar saber como a população se posiciona em relação ao ambiente e tentar perceber qual a verdadeira importância deste tema.

Tencionamos explorar os desafios da juventude com maior detalhe. Saber que expetativas têm para o futuro, quais as principais dificuldades que antecipam e como julgam poder ultrapassá-las.

Por fim, vamos dedicar alguma atenção ao interior do país. A nossa decisão de sublinhar a relevância deste assunto já teve a consequência de pretendermos garantir que 50% dos conteúdos editoriais sejam dedicados ao interior e de criarmos o Festival Descobre o Teu Interior, que irá ser realizado a 9 e 10 de abril.

Queremos entender como os portugueses que vivem no interior se sentem relativamente às suas oportunidades na educação e no emprego, à vontade expressa de deixarem os seus locais de origem para se deslocarem para o litoral e que motivos podem estimular o crescimento da população no coração do país.

Em maio revelaremos os resultados publicamente. E deixamos aqui a promessa de, ao longo do ano, voltar a cada um destes temas, com análises mais detalhadas e, até, quem sabe, com novos estudos dedicados.  

Texto escrito ao abrigo do antigo Acordo Ortográfico

-Sobre Tiago Sigorelho-

Tiago Sigorelho é um inventor de ideias. Formado em comunicação empresarial, esteve muito ligado à gestão de marcas, tanto na Vodafone, onde começou a trabalhar aos 22 anos, como na PT, onde chegou a Diretor de Estratégia de Marca, com responsabilidades nas marcas nacionais e internacionais e nos estudos de mercado do grupo. Despediu-se em 2013 com vontade de fazer cultura para todos.

É fundador do Gerador e presidente da direção desde a sua criação. Nos últimos anos tem dedicado uma parte importante do seu tempo ao estreitamento das ligações entre cultura e educação, bem como ao desenvolvimento de sistemas de recolha de informação sistemática sobre cultura que permitam apoiar os artistas, agentes culturais e decisores políticos e empresariais.

Fotografia de David Cachopo

As posições expressas pelas pessoas que escrevem as colunas de opinião são apenas da sua própria responsabilidade.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

15 Outubro 2025

Proximidade e política

7 Outubro 2025

Fronteira

24 Setembro 2025

Partir

17 Setembro 2025

Quando a polícia bate à porta

10 Setembro 2025

No Gerador ainda acreditamos no poder do coletivo

3 Setembro 2025

Viver como se fosse música

27 Agosto 2025

A lição do Dino no Couraíso

13 Agosto 2025

As mãos que me levantam

8 Agosto 2025

Cidadania como linha na areia

6 Agosto 2025

Errar

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

29 DE SETEMBRO

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0