"Hands-on type – aprender com o património tipográfico" é um evento de três dias, que engloba três workshops e um dia de conferências, com os convidados internacionais Alan Kitching, Dafi Kühne e Rick Griffith. A iniciativa acontecerá na Escola Superior de Artes e Design (ESAD), em Lisboa, de 41 a 17 de setembro.

O evento procura explorar e refletir sobre a produção gráfica, o uso de caracteres móveis na atualidade e a valorização das metodologias de ensino oriundas do saber fazer. Dos workshops em contexto de oficina e das conferências resultará uma publicação, que constrói uma narrativa de paralelismo entre a alta e baixa tecnologia, no que diz respeito ao ensino oficinal e à prática do design.

Com uma programação de workshops e conferências, "Hands-on type" contará com três convidados de diferentes pontos do globo. Um deles é Alan Kitching, do Reino Unido. É "um dos mais destacados designers de tipografia e impressão manual a nível mundial, reconhecido pelo uso expressivo dos caracteres em madeira e em metal na criação dos seus trabalhos gráficos", pode ler-se na comunicação do evento. O profissional é também membro honorário do The Royal College of Art, professor convidado na University of the Arts de Londres e membro da Alliance Graphique International.

Já Dafi Kühne, da Suíça, é designer, impressor e professor, "conhecido pela mistura selvagem de ferramentas analógicas e digitais para produzir cartazes para música, arte e arquitetura, teatro, cinema e também produto." É autor da publicação True Pint (2016), da série de vídeos The Dafi Kühne Printing Show (2020) e do projeto tipográfico Wood Type Now! (2009).

Por fim, Rick Griffith, dos Estados Unidos da América, é designer, artista visual, impressor, professor, escritor e ativista. "A sua prática criativa resulta numa uma colagem de forma, cor e gramática, com um foco autoetnográfico." Os seus trabalhos podem ser encontrados em todo o mundo, integrando museus e coleções.

Texto por Flávia Brito
Fotografia de cortesia

Se queres ler mais reportagens sobre a cultura em Portugal, clica aqui.