fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Evento “Hands-on type” propõe aprender com o património tipográfico

“Hands-on type – aprender com o património tipográfico” é um evento de três dias, que…

Texto de Redação

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

"Hands-on type – aprender com o património tipográfico" é um evento de três dias, que engloba três workshops e um dia de conferências, com os convidados internacionais Alan Kitching, Dafi Kühne e Rick Griffith. A iniciativa acontecerá na Escola Superior de Artes e Design (ESAD), em Lisboa, de 41 a 17 de setembro.

O evento procura explorar e refletir sobre a produção gráfica, o uso de caracteres móveis na atualidade e a valorização das metodologias de ensino oriundas do saber fazer. Dos workshops em contexto de oficina e das conferências resultará uma publicação, que constrói uma narrativa de paralelismo entre a alta e baixa tecnologia, no que diz respeito ao ensino oficinal e à prática do design.

Com uma programação de workshops e conferências, "Hands-on type" contará com três convidados de diferentes pontos do globo. Um deles é Alan Kitching, do Reino Unido. É "um dos mais destacados designers de tipografia e impressão manual a nível mundial, reconhecido pelo uso expressivo dos caracteres em madeira e em metal na criação dos seus trabalhos gráficos", pode ler-se na comunicação do evento. O profissional é também membro honorário do The Royal College of Art, professor convidado na University of the Arts de Londres e membro da Alliance Graphique International.

Já Dafi Kühne, da Suíça, é designer, impressor e professor, "conhecido pela mistura selvagem de ferramentas analógicas e digitais para produzir cartazes para música, arte e arquitetura, teatro, cinema e também produto." É autor da publicação True Pint (2016), da série de vídeos The Dafi Kühne Printing Show (2020) e do projeto tipográfico Wood Type Now! (2009).

Por fim, Rick Griffith, dos Estados Unidos da América, é designer, artista visual, impressor, professor, escritor e ativista. "A sua prática criativa resulta numa uma colagem de forma, cor e gramática, com um foco autoetnográfico." Os seus trabalhos podem ser encontrados em todo o mundo, integrando museus e coleções.

Fotografia de cortesia

Se queres ler mais reportagens sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

17 Abril 2025

Estarão as escolas preparadas para os desafios apresentados pela IA? O caso de Portugal e da Bélgica 

17 Março 2025

Ao contrário dos EUA, em Portugal as empresas (ainda) mantêm políticas de diversidade

6 Janeiro 2025

Joana Meneses Fernandes: “Os projetos servem para desinquietar um bocadinho.”

23 Dezembro 2024

“FEMglocal”: um projeto de “investigação-ação” sobre os movimentos feministas glocais

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Shopping cart0
There are no products in the cart!
Continue shopping
0