A Exarp é um movimento da Direção-Geral de Ensino Superior (DGES), que quer promover formas criativas e positivas dos alunos fazerem a sua integração no ensino superior, acima de tudo, promovendo atividades ligadas à cultura, desporto e ciência.

Entre os dias 9 e 20 de setembro, nas semanas de abertura do ano académico, o projeto viaja pelo país e visita diversas universidades nas cidades de Lisboa, Porto, Algarve, Castelo Branco e Leiria. Com esta presença nas universidades a Exarp pretende sensibilizar para a organização de atividades em que todos possam viver o ensino superior, conhecer novas pessoas e o local onde estão de uma forma tranquila, positiva e estimulante.

Durante todo o ano letivo, podes consultar no site exarp.pt ou no instagram  a agenda das atividades de cultura, desporto e ciência que acontecem nos espaços de ensino superior e, por vezes, até fora deles. São momentos dispersos por todo o país, do litoral ao interior, do norte ao sul, do continente aos arquipélagos, promovidos pelos alunos, associações de estudantes ou pelas próprias instituições.

E não é tudo: se fazes parte de uma universidade e queres que as tuas iniciativas façam parte da agenda do site exarp ou que a exarp te ajude a concretizar uma iniciativa, basta entrares em contacto para o geral@exarp.pt.
Descobre aqui o calendário completo de presenças da Exarp nas universidades, entre 9 e 20 de setembro:

9 de setembro

Universidade do Algarve (9h às 16h)

10 de setembro

Instituto Politécnico de Castelo Branco:
– Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova (9h às 10h)
– Escola Superior Agrária (10h30 às 12h)11 de setembro
Universidade do Porto
– Faculdade de Farmácia (10h às 13h)
– Faculdade de Letras (14h30 às 17h)

17 de setembro

Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha (Politécnico de Leiria)

18 de setembro

Universidade de Lisboa
– Alameda da Cidade Universitária (10h30 às 17h)

19 de setembro

Universidade de Belas Artes (10h às 13h)

20 de setembro

Universidade de Lisboa
– Faculdade de Ciências (10h às 13h)

O Gerador é parceiro da DGES neste movimento e dá uma mãozinha, desde 2017,  na criação de iniciativas ligadas à cultura, ciência e desporto promovidas para toda a comunidade académica.