Nos os próximos dias 13, 14 e 15 de junho, a cidade de Setúbal irá transformar-se na capital da música ibero-americana. A 5ª edição do EXIB Música 2019 (Expo Ibero-Americana de Música), que pretende divulgar a cultura musical da América Latina — Espanha e Portugal traz 21 concertos, de entrada livre.

Ao longo de três dias, estão previstas atuações de 100 músicos de mais de 30 países diferentes espalhados por vários palcos da cidade, entre a Praça do Bocage, a Casa da Baía e o Coreto na avenida Luísa Todi.

O evento arranca com a Gala de Inauguração, que se realizará no dia 12 de junho, no Auditório do Fórum Luísa Todi com a atuação do grupo Companhia do Canto Popular, novo projeto da música de raiz portuguesa, composto José Barros, fundador do Navegante, Manuel Tentúgal (Vai de Roda), José Manuel David e Rui Vaz (ex-Gaiteiros de Lisboa), Artur Fernandes (Danças Ocultas), Sara Vidal (Luar na Lubre), Manuel Rocha (Brigada Victor Jara), Rui Costa (ex-Silence 4) e André Sousa Machado.

Nos restantes dias do festival atuam músicos de países como Perú, Paraguai, Argentina Uruguai, Espanha e Portugal. Nas propostas nacionais, destaque para os concertos dos Segue-me à Capela e Seiva, ambos no dia 13 de junho, Maria João Fura, Magano ou Susana Travassos, no dia 14, e dos  Zanguizarra, Banda da Catraia e Diabo a Sete, no dia 15, último dia do evento.

Para além de se estrear na cidade de Setúbal, a edição de 2019 promove ainda a realização do I Encontro sobre Gestão Musical e a Cidade, no dia 13 de Junho às 11h, no Auditório do Fórum Luísa Todi, sendo esta primeira sessão aberta ao público. As restantes decorrerão, durante a tarde no Auditório da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, sendo estas de acesso restrito aos profissionais acreditados.

A V edição do EXIB Música homenageará Zeca Afonso e Mercedes Sosa com o Prémio EXIB Para A Música Ibero-americana e termina no dia 15 com a entrega do Prémio Artista do Ano e o Prémio Impulso.

Esta será a terceira vez que a EXIB Música se realiza em Portugal, contando este ano com o apoio da Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) e da Câmara Municipal de Setúbal.

Texto de Ricardo Ramos Gonçalves
Fotografia de Kelly Sikkema via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.