No próximo dia 27 de novembro, pelas 18h, é inaugurada n’A Pequena Galeria, em Lisboa, a exposição a solo da designer e fotógrafa Marta Ferreira, vencedora do prémio Melhor Instagrammer nos Insties Gerador 2019. A mostra estará em vigor até dia 21 de dezembro.

Intitulada Poemário do Olhar , esta exposição mais não é que uma metáfora do olhar. O milésimo de segundo do clique dá lugar a uma memória sem tempo, o espaço deixa-se apreender e adquire novas dimensões. Tal como na poesia, existem ritmos e vivências invisíveis em cada linha, podemos demorar-nos ou avançar sem hesitar, devorando ávida e superficialmente tudo o que nos é narrado. A materialização de imagens que habitam o espaço digital surge como uma resposta à necessidade de contrariar a voracidade dos dias, a forma como serão apreendidas está intrinsecamente ligada ao que somos e à forma como escolhemos ver.

Marta Ferreira nasceu junto ao mar e emancipou-se rumando para terras montanhosas. O design e a fotografia misturam-se no seu percurso de vida. Em 2014, junto ao mar, surgiram instantaneamente os primeiros registos no Instagram - @martanferreira. Tem uma inclinação natural para um registo minimal procurando a simplificação da narrativa visual. Esta inclinação acaba por funcionar como um desafio pessoal. Percorrer o mundo sem cair em excessos visuais, mantendo uma limpeza formal, acaba por ser um exercício mais complexo do que aparenta ser. Cerca de 700 fotos depois continua a partilhar os seus registos com quem a quiser seguir.

Aparece n'A Pequena Galeria no dia 27 de novembro, entre as 18h e as 20h, para veres em primeira mão as obras fotográficas da Marta :)