fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Exposição a solo da fotógrafa Marta Ferreira inaugura dia 27 de novembro n’A Pequena Galeria

No próximo dia 27 de novembro, pelas 18h, é inaugurada n’A Pequena Galeria, em Lisboa,…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

No próximo dia 27 de novembro, pelas 18h, é inaugurada n’A Pequena Galeria, em Lisboa, a exposição a solo da designer e fotógrafa Marta Ferreira, vencedora do prémio Melhor Instagrammer nos Insties Gerador 2019. A mostra estará em vigor até dia 21 de dezembro.

Intitulada Poemário do Olhar , esta exposição mais não é que uma metáfora do olhar. O milésimo de segundo do clique dá lugar a uma memória sem tempo, o espaço deixa-se apreender e adquire novas dimensões. Tal como na poesia, existem ritmos e vivências invisíveis em cada linha, podemos demorar-nos ou avançar sem hesitar, devorando ávida e superficialmente tudo o que nos é narrado. A materialização de imagens que habitam o espaço digital surge como uma resposta à necessidade de contrariar a voracidade dos dias, a forma como serão apreendidas está intrinsecamente ligada ao que somos e à forma como escolhemos ver.

Marta Ferreira nasceu junto ao mar e emancipou-se rumando para terras montanhosas. O design e a fotografia misturam-se no seu percurso de vida. Em 2014, junto ao mar, surgiram instantaneamente os primeiros registos no Instagram - @martanferreira. Tem uma inclinação natural para um registo minimal procurando a simplificação da narrativa visual. Esta inclinação acaba por funcionar como um desafio pessoal. Percorrer o mundo sem cair em excessos visuais, mantendo uma limpeza formal, acaba por ser um exercício mais complexo do que aparenta ser. Cerca de 700 fotos depois continua a partilhar os seus registos com quem a quiser seguir.

Aparece n'A Pequena Galeria no dia 27 de novembro, entre as 18h e as 20h, para veres em primeira mão as obras fotográficas da Marta :)

 

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

17 Abril 2025

Estarão as escolas preparadas para os desafios apresentados pela IA? O caso de Portugal e da Bélgica 

17 Março 2025

Ao contrário dos EUA, em Portugal as empresas (ainda) mantêm políticas de diversidade

6 Janeiro 2025

Joana Meneses Fernandes: “Os projetos servem para desinquietar um bocadinho.”

23 Dezembro 2024

“FEMglocal”: um projeto de “investigação-ação” sobre os movimentos feministas glocais

18 Dezembro 2024

Portugal é o país onde mais cresceu o risco para o pluralismo mediático entre UE e candidatos

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Shopping cart1
Revista Gerador 12
-
+
Subtotal
3,00 
Total
3,00 
Continue shopping
1