A Culturgest Porto recebe, a partir do dia de hoje, 14, e até ao próximo dia 5 de janeiro, a exposição “Acha que minto?”, de Jimmie Durham. A inauguração aconteceu durante a noite de ontem. Esta nova exposição evoca também uma outra realizada pelo autor em Portugal e apresentada em 1995: “História Concisa de Portugal”.

Em comunicado, é possível perceber a inspiração do autor nas obras de Fernando Pessoa, um escritor de referência para Durham. “O trabalho artístico de Jimmie Durham é frequentemente vinculado ao lugar específico onde é criado. Construídas a partir de objetos encontrados pelas ruas da cidade de Lisboa as peças parecem definir um universo precário e resgatado a um tempo indefinido. A relação paradoxal entre realidade e ficção, essencial na estrutura do livro de Saramago que narra o último ano da vida do mais famoso heterónimo de Fernando Pessoa, possui aqui um correlato expresso no título da exposição ‘Acha que Minto?’, ele próprio uma citação do mesmo livro”.

Jimmie Durham é um artista americano nascido na primeira parte do século XX. iniciou o seu percurso como ativista político, poeta e performer muito jovem, no início da década de 1960. Na década de 80, o autor rumou ao México onde expôs em várias exposições e locais.

Texto por Gabriel Ribeiro
Fotografia de Bruno Lopes

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal clica aqui.