Do edifício histórico José Domingos Barreiro, na freguesia de Marvila, em Lisboa, nasce um novo projeto cultural e artístico, Marvilla Art District – MAD. Idealizado para dinamizar eventos culturais e potenciar Marvila no mapa de arte da cidade, MAD surge para quebrar os estereótipos dos museus e galerias convencionais, propondo um foco na arte contemporânea e nos jovens artistas, nomeadamente provenientes dos PALOP.

Comissariada por Negarra A. Kudumu (Angola/USA), "New Era for Humanity" expõe 27 artistas contemporâneos

“New Era for Humanity” é a exposição coletiva que vem abrir a programação do Marvilla Art District, com um conjunto de obras de 27 artistas contemporâneos de diversos países, como Portugal, África do Sul, Angola, Moçambique, Nigéria e São Tomé e Príncipe. A relação de Portugal com estes países é enfatizada nos trabalhos expostos, com uma mostra inaugural que apela à reflexão entre o passado e o futuro do momento que vivemos, contribuindo para uma sociedade mais consciente e resiliente.

Até dia 7 de agosto de 2021, será possível visitar nos quatro pisos do icónico edifício no centro de Marvila, obras de artistas como a portuguesa Rita GT, Ana Silva, Keyezua, Ilhosvanny, Mónica Miranda. De Angola os trabalhos de Mumpasi Meso, Kwame Sousa de São Tomé e Príncipe, Mário Macilau de Moçambique, e Asìko da Nigéria, entre outros. “New Era for Humanity” procura estabelecer o diálogo entre as diferentes identidade culturais de cada participante e artistas, através de obras de escultura, fotografia, pintura, performance  e videoarte.

A exposição inaugural do MAD procura estabelecer o diálogo entre Portugal e os artistas dos PALOP

Este projeto resulta da parceria entre a REWARD Properties e a Galeria de Arte MOVART, que dinamizam a freguesia. O MAD pretende contribuir para esse diálogo cultural e para a potencialização do património, onde os traços de antiguidade se fundem com a arte contemporânea.

A exposição “New Era for Humanity”, que inaugura o novo espaço, está patente até dia 7 de agosto de 2021, no edifício principal da Rua Fernando Palha, em Marvilha.

Texto de Ana Mendes
Fotografias de Marvilla Art District -MAD


Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.