É, já na próxima quinta-feira, dia 8 de abril, que Fábio Colaço vai apresentar a sua mais recente série "Portraits" na Galeria Nave, em Lisboa. O projeto vai-se manter em exibição até 29 de maio de 2021.
A série “Portraits” é composta por um conjunto de retratos de líderes de diferentes partes do mundo pintados a óleo sobre tela. Imagens vistas através de um ecrã desfocado, que parecem entrar num processo de desmaterialização, contra qualquer naturalismo, isto é, um espaço em que todo o acontecimento dá lugar a um espaço potencial, o retrato de um líder, ou do que julgamos que possa ser um líder, pois entre os 30 retratos, o artista brinda-nos com a ironia de figuras fictícias imaginadas por ele.
Fotografia da cortesia da organização
Os temas de estudo e abordagem que incorporam o seu núcleo conceptual, posicionam-nos de forma sagaz no centro da mensagem como protagonistas principais, duma realidade de incomensurável consciência social, política e económica. Nos últimos anos, Fábio Colaço tem vindo a cativar um público que acompanha a sua obra repleta de humor, subversão e ironia - características transversais a grande parte das suas obras e que, em certa parte, destacam a multiplicidade dos temas que trabalha e lhe permitem explorar os limites que a sua prática pode adquirir.
Esta é a sua primeira exposição individual na galeria com quem iniciou recentemente a representação do seu trabalho, e com quem está a desenvolver uma série de projetos internacionais durante 2021 e 2022.