fbpx
Domingo, 7 Junho 2020

FALU o primeiro festival de arte urbana das Caldas da Rainha

A primeira edição do festival de artes urbanas FALU decorrerá nas Caldas da Rainha, de junho a outubro, numa parceria entre a câmara municipal e a Associação Riscas Vadias.

O Festival Artístico de Linguagens Urbanas (FALU) arranca no dia 9 de junho e contará com a presença de cinco artistas portugueses – Bordalo II, Add Fuel, Akacorleone, Daniel Eime e Nuno Viegas. A curadoria ficará a cargo de Daniel Eime, “reconhecido pelos seus murais de grande escala e pelo uso de ‘stencils’ bastante detalhados”, afirma a organização em comunicado.

O festival pretende “levar novas linguagens da cultura urbana às ruas da cidade”, disse à agência Lusa Ricardo Romero, da Associação Riscas Vadias. Cada um dos artistas convidados ficará cerca de uma semana na cidade a terminar a sua obra. Espera-se que a última intervenção, de Bordalo II, permita criar uma ligação com os alunos de artes Escola Superior de Arte e Design (ESAD), na aposta de que esta esteja já em normal funcionamento.

A organização explica ainda o nome FALU, já que este “surge da semelhança fonética entre o elemento figurativo característico da cidade: o falo, assim como da palavra falo, de falar, comunicar, expressar”. A edição, que será totalmente nacional, dará origem a seis morais com tema livre, no entanto, com respeito às “referências identitárias da cidade”.

A organização desafia ainda os artistas locais ou a residir nas Caldas da Rainha a apresentar candidaturas até ao final do mês de junho, habilitando a ocupar a última e sexta parede do projeto.

Texto de Bárbara Dixe Ramos
Fotografia disponível em Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

MAIS ARTIGOS DE Notícias

Notícias 15.Abr.2021

RECLAM`ARTE leva a arte dos artistas portugueses até à rua

Este mês está nas estradas portuguesas o RECLAM`ARTE. Um festival de arte criativo e inovador em Portugal, sem fins lucrativos que oferece espaço público de destaque a um conjunto de…

Notícias 14.Abr.2021

"A Beleza Vai Mudar O Mundo": primeiro single de Soraia Tavares apela à tolerância na diferença

"Porque mudar o mundo, não é num segundo", é a frase que lança o refrão do primeiro original de Soraia Tavares, o single "A Beleza Vai Mudar". A atriz e…

Notícias 14.Abr.2021

Fundação EDP lança fundo para aquisição de obras de jovens artistas

Há um novo apoio à produção artística nacional, especialmente formulado para os talentos emergentes. A Fundação EDP anunciou que vai adquirir “22 obras de 15 jovens artistas portugueses, no âmbito…

Notícias 14.Abr.2021

Bienal de Fotografia do Porto vai espalhar imagens por 15 espaços da baixa da cidade

A Bienal de Fotografia do Porto vai reunir, entre 14 de maio e 27 de junho, 46 artistas nacionais e internacionais em 19 exposições visitáveis na 'Cidade Invicta', segundo anunciado…

Notícias 13.Abr.2021

Uso de máscaras fez aumentar problemas vocais dos artistas

O uso de máscaras faciais, imposto no âmbito das medidas de prevenção contra a Covid-19, fez aumentar o número de patologias da voz, desde março de 2020, sobretudo nos aparelhos…

Notícias 13.Abr.2021

In Tranz YT é o nome da nova companhia de dança de Famalicão

"Apoiar bailarinos recém-formados, oferecendo-lhes uma plataforma onde se possam concentrar em desenvolver o seu talento, num ambiente profissionalizante de uma companhia de dança, idêntico ao que irão encontrar no seu…

{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}
X
X
Partilhar
Copy link
Powered by Social Snap