A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão inaugurou, na passada semana, uma nova funcionalidade online com o objetivo de fornecer à população visitas a exposições sem sair de casa. A ferramenta ficou disponível no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. 

A ideia, no entanto, “irá muito além das simples galerias de imagens, sendo que o cidadão poderá disfrutar dos diversos recursos produzidos no contexto de uma determinada exposição (posters, desdobráveis, catálogos; vídeos e notícias, mas também informação de painéis escrita) ou até relacionadas com a mesma (personalidades; edifícios; etc.)”, pode ler-se em comunicado. A exposição fotográfica “PINHEIRO BRAGA: O Engenheiro regressa a casa” é dos primeiros conteúdos a estar disponível. 

A iniciativa foi promovida pelo Município de Vila Nova de Famalicão, através do Gabinete do Património Cultural, e, apesar de já estar a ser pensado há algum tempo, ganhou mais força nestes tempos pandémicos. “Promover o acesso a atividades culturais neste período de isolamento, reforçando a identidade famalicense e criando conteúdos pedagógicos/educativos para o contexto escolar, são alguns dos principais objetivos desta iniciativa”. 

Texto por Gabriel Ribeiro
Fotografia de Pauline Loroy via Unsplash

famalicão-exposicao-gerador