A Feira do Livro do Porto regressa aos jardins do Palácio de Cristal entre 27 de Agosto e 12 de Setembro, precedida pelo Ciclo Warm Up, que aquece a cidade com seis fins de semana de música e espetáculos até dia 22 de agosto. A edição de 2021 da Feira do Livro homenageará o escritor portuense Júlio Dinis.

A Câmara Municipal do Porto já divulgou algumas das informações referentes à edição deste ano, que se inicia dia 27 de agosto, abrindo sempre às 12h30. Aos sábados e domingos abre às 11h. A Feira do Livro do Porto encerrará nos jardins do Palácio de Cristal, de quarta-feira a domingo, às 21h, e às quintas, sextas-feiras e sábados, até às 23h.

A Feira do Livro do Porto regressa aos jardins do Palácio de Cristal na edição deste ano @Wikimedia

Este ano, como forma de celebrar o regresso da Feira aos jardins do Palácio de Cristal, onde acontece desde 2014, a Feira do Livro do Porto é precedida, pela primeira vez, pelo Ciclo Warm Up, uma iniciativa musical que percorre as músicas do mundo, a dança, e variados concertos de artistas emergentes. De 16 de julho a 22 de agosto, um total e 14 concertos compõem um evento cultural repleto de música jazz, blues, spoken word e dança.

O homenageado nesta edição de 2021 é o escritor Júlio Dinis. Em declarações à Rádio Estação, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, realça a importância de prestar tributo à figura e obra do escritor, "acho que pode abrir de facto caminho a uma Feira do Livro mais uma vez surpreendente, de um escritor que precisa dessa (re)descoberta".

Em 2020, a Feira do Livro do Porto contou cerca de 100 mil visitantes, e decorreu num contexto de pandemia e com limitação de entradas. Nessa edição, o festival literário distinguiu a imunologista Maria de Sousa, e a poetisa Leonor de Almeida.

Até dia 4 de junho encontram-se abertas as inscrições para a edição de 2021, através do email feiradolivro@cm-porto.pt, ou via telefone 226 081 000 e 936 781 670. A programação pode ser consultada aqui.

Texto de Ana Mendes
Fotografia de Miguel Nogueira

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.