fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Feminist Futures Festival sobe aos palcos do Teatro Nacional D. Maria II

De 24 a 29 de janeiro chega ao Teatro Nacional D. Maria II o Feminist Futures Festival. Organizado…

Texto de Patricia Silva

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

De 24 a 29 de janeiro chega ao Teatro Nacional D. Maria II o Feminist Futures Festival. Organizado pelo mesmo em conjunto com a Maison de la Culture d’Amiens, em França, as instituições juntam-se para partilhar uma programação completa por seis criações artísticas capazes de "inspirar uma visão positiva do futuro".

Nesta edição, que se realiza em Amiens na semana 17 de janeiro e em Lisboa na semana seguinte, reúnem-se várixs artistas associadxs ao projeto e diversas propostas artísticas. propostas artísticas

Criado a partir da rede europeia apap - Feminist Futures, uma rede criada há 20 anos e que reúne 11 instituições de 11 países - ao longo de uma semana, o D. Maria II receberá seis espetáculos de artistas nacionais e internacionais, aos quais se somam várias atividades integradas na Feminist School.

Contando com uma programação que pretende "inspirar uma visão positiva do futuro", a mesma completa-se com espetáculos como: Aurora Negra, de Cleo Diára, Isabél Zuaa, Nádia Yracema, peça que teve a sua estreia mundial no D. Maria II em 2020; Terra Nullius, de Paula Diogo, apresentado pela primeira vez em Lisboa em 2020 e que agora regressa ao D. Maria II; Permanent Destruction - The SK Concert, um espetáculo de Naomi Velissariou (Grécia, Bélgica e Países Baixos); Hopeless, do coreógrafo romeno Sergiu Matis; Same Same & Different, da coreógrafa e performer polaca, residente em França, Agata Maszkiewicz; e Spare Time Work, das artistas belgas buren.

Fotografia do Festival

Para além dos espetáculos, o Festival contará ainda com uma Feminist School, composta por seis atividades que, segundo o comunicado do teatro, "pretendem oferecer momentos de reflexão e troca de troca de ideias no âmbito do feminismo e dos vários temas que o Festival levanta."

Da programação da Feminist School fazem parte conferências, conversas, visitas guiadas, performances e workshops coordenados por um diversidade de artistas que decorrerão em vários espaços do Teatro ao longo de toda a semana.

O projeto que reflete a ideia da rede apap, local onde a arte pode iniciar mudanças sociais poderosas, pretende abordar a desigualdade nas artes performativas contemporâneas, usando o Feminismo Intersecional para encontrar respostas estruturais concretas e fomentar uma maior consciência pública sobre diferentes temáticas.

O Feminist Futures Festival apresenta assim compromissos múltiplos, cada um deles concebido e apresentado em conjunto por duas ou mais instituições parceiras. Podes consultar mais informações sobre o Feminist Futures Festival aqui.

Texto de Patrícia Silva
Fotografia de Filipe Ferreira
Se queres consultar mais notícias, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

17 Abril 2025

Estarão as escolas preparadas para os desafios apresentados pela IA? O caso de Portugal e da Bélgica 

17 Março 2025

Ao contrário dos EUA, em Portugal as empresas (ainda) mantêm políticas de diversidade

6 Janeiro 2025

Joana Meneses Fernandes: “Os projetos servem para desinquietar um bocadinho.”

23 Dezembro 2024

“FEMglocal”: um projeto de “investigação-ação” sobre os movimentos feministas glocais

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Shopping cart0
There are no products in the cart!
Continue shopping
0