fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Fernando Guimarães distinguido com o Grande Prémio de Poesia da APE

No dia 18 de Julho, a Associação Portuguesa de Escritores distinguiu o poeta e ensaísta…

Texto de Raquel Rodrigues

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

No dia 18 de Julho, a Associação Portuguesa de Escritores distinguiu o poeta e ensaísta Fernando Guimarães com o Grande Prémio de Poesia Maria Amália Vaz de Carvalho. Este particular reconhecimento deve-se à obra Junto à Pedra, publicada em 2019, pela Afrontamento.

O prémio foi, por unanimidade, atribuído pelo júri, composto por Carina Infante do Carmo, José Manuel de Vasconcelos e Rita Patrício, que diz tratar-se de “uma obra de composição equilibrada e orgânica, com ressonâncias maioritariamente clássicas e uma sólida meditação de índole filosófica, fundada no diálogo com a tradição artística ocidental”, cita a agência Lusa.

A cerimónia de entrega do prémio, cujo valor monetário é de 12 500 euros, ainda não está agendada.

O Grande Prémio de Poesia Maria Amália Vaz de Carvalho, instituído pela Associação Portuguesa de Escritores, com o patrocínio da Câmara Municipal de Loures, teve início em 2019, quando atribuído a Gastão Cruz. "Galardoa anualmente uma obra de poesia, em português e de autor português, publicada integralmente e em primeira edição - no ano de 2019."

A obra de Fernando Guimarães movimenta-se entre a poesia, a ficção, o teatro e o ensaio, onde a literatura portuguesa, principalmente a do século XIX até à contemporaneidade, é pensada. O seu percurso na literatura passa pelo exercício de crítica, colaborando com revista Colóquio/Letras e no Jornal de Letras, Artes e Ideias (JL), de tradução e de investigação no Centro de Estudos do Pensamento Português da Universidade Católica Portuguesa. Trabalhou ainda com artistas plásticos, nomeadamente no que diz respeito à apresentação de catálogos de exposições.

O presente prémio não é um caso isolado. O escritor foi aplaudido com outros da APE, assim como da Associação Internacional de Críticos Literários, do PEN Clube, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e da Universidade de Évora.

Texto de Raquel Botelho Rodrigues

Fotografia de Jonas Jackobsson, via Unsplash

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

29 DE SETEMBRO

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0