As candidaturas para a competição internacional do FEST – Festival Novos Realizadores | Novo Cinema, que decorrerá de 24 de junho a 1 de julho, está oficialmente encerrada,

O festival de cinema realiza-se desde 2004 em Espinho e tem como objetivo dar a conhecer o novo cinema nacional e internacional. Para tal, foram escolhidos 53 filmes de jovens cineastas que estão a marcar os principais festivais internacionas, e não só, para a competição pelo Lice de Prata.

Para além de uma vasta seleção de longas e curtas metragens, a programação deste ano do FEST conta igualmente com masterclasses, workshops, debtas, roundtables, casos de estudo e ainda um evento focado em pitching e co-produções com múltiplos nomes do meio, ainda por apresentar.

Destacam-se na competição deste ano os filmes I’m Sorry My Love, do realizador hispânico Diego Céspedes, vencedor do prémio Cinefondation em Cannes, e Bonobo de Zoel Aeschbacher, já vencedor de um prémio do público em Clermont-Ferrant.

A competição deste ano forja-se igualmente na atualidade e no olhar que muitas histórias oferecem sobre os diferentes tempos e espaços pelo mundo, como o relatam Liminaali & Communitas, Our Song to War, ou ainda Entre Parentes.

Para além da competição oficial, NEXXT mete à corrida uma seleção de 42 filmes oriundos de diversos espaços de formação nacionais e internacionais.

Para as secções de Training Ground e Director’s Hub estão confirmados Marjane Satrapi, Jonathan Morris, Stuart Dryburgh, Baltaser Kormákur e ainda a equipa de edição de som de Bohemian Rapsody, e ainda outros por confirmar.

Texto de Rita Matias dos Santos
Fotografia de Thomas William via Unsplash 

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.