fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

FEST: últimos dias de cinema, formação (e praia) em Espinho

O FEST, Festival de Novos Realizadores e Novo Cinema, termina na próxima Segunda-feira, dia 1…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

O FEST, Festival de Novos Realizadores e Novo Cinema, termina na próxima Segunda-feira, dia 1 de Julho, depois de uma semana intensiva de formação, debates, sessões de cinema - em Competição e Fora de Competição -,  workshops, tal como banhos de sol, convívio, networking (e festas). Um pacote completo, num festival de cinema que não só apresenta as (novas) visões, de novos realizadores, como os coloca em contacto directo com um grupo de indivíduos com uma relevância marcante no universo cinematográfico.

O último fim-de-semana do FEST é marcado pelas sessões de Competição Nacional, que decorrem no dia 29, às 16:30 e no dia 30, às 14h30, no Centro Multimeios de Espinho. Uma secção competitiva que conta com a presença de quinze trabalhos de realizadores nacionais, e que procura apresentar os (potenciais) novos caminhos do cinema português. As sessões de formação (Training Ground) continuam a ser um dos grandes destaques de programação, trazendo John Warhurst e Nina Hartstone para apresentar as técnicas de edição de som do icónico “Bohemian Rhapsody”, tal como uma conversa sobre a construção de carreira enquanto editores de som. Mihai Gligor colocará um foco sobre a importância e o papel dos festivais de cinema - tal como o FEST - para a distribuição de filmes e maximização de oportunidades, e Ritesh Batra, realizador conhecido por trabalhos como “Lunchbox”(2013) e “Photograph” (2019), fechará esta secção com uma masterclass dedicada a questões relacionadas com a relação entre o realizador e os actores - como reescrever para actores, como comunicar com os actores e permitir o alcances das melhores performances possíveis.

O último grande momento do festival será a sessão de encerramento, onde será apresentado o filme “Her Smell” (2018), de Alex Ross Perry, que estreou no festival de Toronto, em 2018 e que é protagonizado por Elizabeth Ross - que é igualmente uma das produtoras  do filme - , que encarna Becky Something, uma estrela de rock ficcional, cuja banda alcança um nível de fama considerável mas efémero, devido aos seus comportamentos auto-destrutivos. Na cerimónia de encerramento, serão anunciados os vencedores das secções competitivas do Festival, que terão sessões de visionamento ao longo do dia 1 de Julho.

Destaques de Programação

29 de Junho

10h00 | Estudo de Caso: Edição de Som de “Bohemian Rhapsody”, com John Warhurst e Nina Hartstone | Auditório - Centro Multimeios de Espinho

10h00-18h00 | Pitching Forum – Longas Metragens | Junta de Freguesia

15h30 | Construir uma Carreira como Editor de Som - John Warhurst e Nina Hartstone - Auditório - Centro Multimeios de Espinho

16h30 | Grande Prémio Nacional | Planetário

18h00 | A importância e os métodos de apresentação de um filme, com Guillermo Garcia Ramos, Mariana Sanchez Carniglia: The importance of pitching your film and being prepared to do so - Auditório - Centro Multimeios de Espinho

21h30 | Curt.as.Fitas | Festival Village

22h00 | Documentário “Love Express. O Desaparecimento de Walerian Borowczyk” | Casino Espinho

 

30 de Junho

10h00 | Mihai Gligor - Como optimizar os Festivais de Cinema para divulgação de Filmes e Maximizar Oportunidades | Auditório - Centro Multimeios de Espinho

13:00 | Debate entre Produtores - Fazer filmes para um determinado público: como identificar e cativar o público? Auditório - Centro Multimeios de Espinho

15h30 | Ritesh Batra - Direcção de Actores e Reescrita para Actores | Auditório - Centro Multimeios de Espinho

14h30 | Grande Prémio Nacional #2 | Planetário 

19h00 | Cerimónia de Encerramento - "Her Smell" | Auditório - Centro Multimeios de Espinho

Texto de Teresa Vieira
Fotografia de Beatriz Lito HUGO+awake

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

16 Abril 2024

‘Psiquiatria Lenta’: Crónicas de João G. Pereira no Gerador editadas em livro

9 Abril 2024

Fernando Dacosta: “Baixou-se o nível das coisas que fomenta a infantilização das pessoas”

3 Abril 2024

Festival Bons Sons convida o público a viver a aldeia em toda a sua diversidade

2 Abril 2024

Mariana Vieira da Silva: Marcelo “será visto como alguém que contribuiu para a instabilidade”

26 Março 2024

Diana Andringa: “o jornalismo está a colaborar na criação de sociedades antidemocráticas”

19 Março 2024

Leonor Chicó: “no nosso quintal já se sentem os efeitos da crise climática” 

16 Março 2024

José Pacheco Pereira atribuiu nota 7 à probabilidade de uma guerra na Europa

12 Março 2024

A Open Food Facts quer empoderar os consumidores através da informação

5 Março 2024

Bolsa Amélia Rey Colaço abre candidaturas para 7ª edição

29 Fevereiro 2024

50 Abris: diferentes retratos da liberdade precisam de apoio para sair em livro

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 ABRIL 2024

A Madrinha: a correspondente que “marchou” na retaguarda da guerra

Ao longo de 15 anos, a troca de cartas integrava uma estratégia muito clara: legitimar a guerra. Mais conhecidas por madrinhas, alimentaram um programa oficioso, que partiu de um conceito apropriado pelo Estado Novo: mulheres a integrar o esforço nacional ao se corresponderem com militares na frente de combate.

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0