Está a chegar mais uma edição da Festa do Cinema. A partir desta segunda-feira, dia 13, e nos próximos dois dias,  a 14 e 15 de maio é possível ir ao cinema por apenas 2,5€, sendo que o evento conta, este ano, com o recorde de 18 produções nacionais em exibição simultânea.

“Aos sucessos ‘Snu’, ‘Diamantino’, ‘Quero-te Tanto’, ‘Menina’, ‘Parque Mayer’, ‘Cabaret Maxime’, ‘Soldado Milhões’, ‘Ladrões de Tuta e Meia’, ‘Gabriel’ e ‘Até que o Porno nos Separe’ juntam-se as estreias de ‘Hotel Império’, de Ivo Ferreira e ‘Solum’, de Diogo Morgado. Além disso, a Festa do Cinema e a Academia Portuguesa de Cinema fecharam um acordo que vai permitir a inclusão de vários filmes vencedores dos Prémios Sophia 2019 na programação do evento”, refere a organização em comunicado.

Assim serão exibidos filmes premiados na última edição dos prémios, nomeadamente ‘Raiva’, de Sérgio Trefaut, ‘O Labirinto da Saudade’, de Miguel Gonçalves Mendes, ‘Kids Sapiens Sapiens’, de António Aleixo, ‘Sleepwalk’, de Filipe Melo, ‘Entre Sombras’, de Mónica Santos e Alice Guimarães, e ‘Terra Ardida’, de Francisco Romão (ETIC).

No ano passado, a Festa do Cinema contou com um número recorde de participantes: 246.221, o que se traduziu num aumento de 13% face a 2017.

Em 2019, a Festa do Cinema terá este duas  edições no mesmo ano. Além da que ocorre esta semana está marcada uma segunda edição para o outono.

De acordo com informação disponibilizada no site oficial do evento, o preço dos bilhetes será único e abrangerá todos os auditórios, cineclubes e salas de cinema do país.

Texto de Ricardo Ramos Gonçalves
Fotografia de Lloyd Dirks via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.