A terceira edição da Festa do Livro da Amadora decorre de 14 a 16 de setembro na Biblioteca Municipal Fernando Piteira. A iniciativa da Câmara Municipal da Amadora faz parte das festas da cidade e apresenta ao público três dias com muitos convidados especiais e momentos de partilha de ideias e experiências, que se realizam invariavelmente em torno do livro e da literatura.
Face à atualidade cada vez mais paradoxal e complexa, a iniciativa deste ano recebe autores ilustres nas mais variadas áreas, entre os quais Mário de Carvalho, Luísa Costa Gomes, André Carrilho, Sandro William Junqueira e Nuno Camarneiro, que serão protagonistas de grandes conversas sobre assuntos contemporâneos. Numa época em que se cultivam muitos ódios e se erguem inúmeras barreiras, a Festa do Livro da Amadora promete proporcionar espaço para o debate de assuntos de destaque na sociedade, como a situação no Médio Oriente, as relações internacionais, o caminho da era digital, as perspetivas para o futuro ou viagens e caminhadas que se fazem e sobre os quais se deve refletir.
Além disso, haverá também oficinas para crianças, com a ilustradora Danuta Wojciechowska e Irina Raimundo, da editora Pato Lógico, assim como uma conversa entre Nelson Dona e Guilherme d’Oliveira Martins sobre o amor à banda desenhada.
O programa tem início no dia 14 com uma “troca de ideias” com Mário Carvalho e Luís Caetano. No sábado, o público é convidado a ouvir, ao final da tarde, Isabel Lucas e José Milhazes, que abordam, à luz da literatura, as particularidades culturais e as diferenças que separam Estados Unidos e Rússia. De seguida, é a vez do psiquiatra e escritor Daniel Sampaio e da autora Joana Bértholo serem os oradores de uma discussão ao redor da temática da humanidade e das tecnologias, nomeadamente uma reflexão sobre se estas nos aproximam ou nos afastam.
Mas as histórias não vêm só nos livros, também se contam à mesa. No último dia deste evento, toma lugar pelas 21 h um jantar literário, que oferece uma viagem pelo paladar alentejano, com a presença de António Galopim de Carvalho e António Macedo.