Ao longo de nove dias, de 19 de junho a 7 de julho, Coimbra celebra mais uma edição das Festas da Cidade, com um programa repleto das mais variadas iniciativas, na sua maioria gratuitas, que irão decorrer em espaços emblemáticos da cidade, tais como o Jardim da Sereia, o Parque Verde do Mondego, a Praça do Comércio, o Convento São Francisco ou o Terreiro da Erva.

No cartaz deste ano constam alguns dos nomes mais conhecidos do panorama musical português, de diversos géneros musicais. São eles Rodrigo Leão, que atua já este sábado, dia 29 de junho, Tiago Nacarato, a 1 de julho, The Black Mamba, no dia 2, Ana Moura, no dia 3, Miguel Araújo, a 5, e HBM, no dia 6.

Para além da oferta musical, os destaques da programação completam-se com os projetos culturais Na Cor do Avesso, a 30 de junho, e Este Rio Imenso, a 4 de julho. Na Cor do Avesso é um projeto recente que tem como base a Canção e a Guitarra de Coimbra. O projeto surge tem como compositores António José Moreira, Carlos Filipe Cruz, Ricardo Dias, Jorge Cravo, Manuel Portugal e Pedro Nuno Lopes.

Já o espetáculo Este Rio Imenso, com direção musical do maestro Nuno Feist, pretende comemorar a diversidade musical de Coimbra, juntando uma boa parte dos protagonistas que mais têm contribuído para a definição do ambiente musical da cidade, impulsionando o diálogo entre diferentes géneros, estéticas e sensibilidades.

Para além de muita música e fogo de artifício, o programa das Festas da Cidade de Coimbra inclui exposições, visitas guiadas, exibições cinematográficas, animação de rua, folclore e etnografia, atividades desportivas e, claro, como não podia deixar de ser, as comemorações oficiais do Dia da Cidade, a 4 de julho.

Texto de Ricardo Ramos Gonçalves
Fotografia de Lennon Schneider via flickr

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.