O festival Boom, que decorreu em Idanha-a-Nova entre os dias 22 e 29 de julho seguindo o tema “Full Moon”, foi distinguido pelos Greener Festival Awards pelas suas práticas de sustentabilidade. Nomeado para cinco das dez categorias existentes, o Boom foi o vencedor do “AGF Greener Creative Award” e o único festival português a receber a distinção.

A avaliação criteriosa dos AGF International Awards passa por uma visita aos recintos e uma análise detalhada com base nos diferentes pontos que são tidos em conta pelos Greener Festival Awards. Os vencedores são escolhidos com base na pontuação mais alta em cada uma das 10 categorias.

Além do Boom mereceram destaque o DGTL Amsterdam, na Holanda, com o “International Greener Festival Award” e o “AGF Greener Transport Award”; o Rainbow Serpent Festival, na Austrália, com o “AGF Community Action Award”; o Wood Festival, no Reino Unido, com o “AGF Circular Festival Award”; o Roskilde Festival, na Dinamarca, com o “AGF Greener Catering Award”; o Green Gathering, no Reino Unido, com o “AGF Greener Power Award”; o Wonderfruit Festival, na Tailândia, com o “AGF Pied Piper Award”; o Paradise City Festival, ma Bélgica, com o “AGF Water & Sanitation Award”; e o Smart Power Fuel Reduction @ We Love Green, em França, com o “AGF Greener Innovations Award”. 

O Greener Festival é uma empresa sem fins lucrativos que trabalha no sentido de ajudar os eventos e festivais pelo mundo fora a tornar-se mais sustentáveis e reduzir o seu impacto ambiental. Começaram a pôr em prática a sua missão em 2005, através do ensino de boas práticas e da distinção dos festivais que melhor trabalham neste sentido. 

Há apenas um mês o Boom tinha sido distinguido com o prémio “Outstanding Greener Festival Award 2018”, um prémio que teve em conta o programa ambiental do festival que passa pelo uso de material biodegradável, a criação de composto com restos de comida, saneamento, energias renováveis, reciclagem de comida e um programa de revitalização da economia local. 

Sendo este um festival bienal, a próxima edição acontece de 28 de julho a 4 de agosto de 2020. Sabe mais sobre o Boom, aqui

Texto de Carolina Franco
Fotografia de ©Jakob Kolar / Boom Festival

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.