Há um novo festival com epicentro em Braga que se distingue pelo facto de “unir numa mesma marca sonoridades opostas, mas que se atraem”. A primeira edição do Caixa de Ritmos acontece já nos próximos dias 5 e 6 de Novembro e tem no cardápio atuações de David Bruno, PZ, OCENPSIEA e Minus & MRDolly, segundo informação divulgada pela organização.

“O palco principal desta nova atração cultural bracarense será o Lustre, um espaço multifuncional situado no centro da cidade que tem vindo a reforçar a sua aposta na promoção de momentos especiais e focados na música ao vivo”, lê-se na nota de imprensa.

No primeiro dia, o referido palco recebe os Ocenpsiea, banda bracarense formada por João Nuno Teixeira Vilaça (percussão), Gonçalo Cravinho Lopes (contrabaixo), Francisco Carneiro (violino) e Tomás Alvarenga (composição) que editou este ano o álbum Oceano-Mar, feito de correntes como o jazz, a electrónica, o hip-hop, o blues e outras.

Depois será a vez de PZ trazer a “mística pijamística”, de pantufas e com a Banda Pijama. Este espetáculo de música eletrónica “leva o público a uma realidade paralela, cantada em português, e populada por sons do além que provêm de sintetizadores, caixas de ritmos, baixo, guitarra, tudo serve para dar forma a uma experiência fora do vulgar”, segundo a mesma fonte.

No segundo dia deste “mini festival” é a vez de Minus & Mr. Dolly subir ao palco. O nome refere-se ao projeto de Hugo Oliveira que lançou o álbum Distracções, em 2012, e o Árvores, Pássaros e Almofadas, em 2014.

O evento encerra com o concerto de David Bruno, “multifacetado artista com uma adoração sem igual pela cultura portuguesa e que nos convida a entrar no seu universo imaginário luso-kitsch que cruza a realidade e a ficção, dos filmes de ação aos bailes de verão”, lê-se em comunicado enviado ao Gerador.

Mais informações sobre o programa e bilheteira estão disponíveis na página oficial do evento.


Texto de Sofia Craveiro
Fotografia de André Lemos Pinto
Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal clica aqui.