O Festival Internacional de Cinema de Avanca 2019 decorre de 24 a 28 de julho, em Estarreja. Em comunicado à imprensa, a organização fez saber que o evento acolhe no próximo ano, pela primeira vez, uma competição dirigida a obras de realidade virtual. As inscrições para o festival já estão abertas e encerram a 15 de abril.

A organização do Avanca 2019 Film Festival deixou saber que está prevista, nesta edição, a exibição de filmes narrativos e também experimentais, afirmando que estes últimos "abrem um novo mundo de criatividade, narrativa e estética fílmica". Aos jornalistas, a organização acrescentou ainda que o festival, fundado em 1997, "tem já o hábito da antecipação tecnológica no espaço do cinema".

De entre as várias premiações a ocorrer, será atribuída a uma distinção a cada uma destas categorias: Cinema (longa-metragem), Cinema (curta-metragem), Televisão, Vídeo, VR e Trailer. O evento é organizado pelo Cine Clube de Avanca e pela Câmara Municipal de Estarreja.

Além das premiações aos trabalhos exibidos nas várias competições do festival, o Avanca 2019 garante ainda a entrega dos Prémios Cineasta. Estas atribuições distinguem realizadores com menos de 30 anos e com mais de 60. "Se imensos eventos têm prémios para jovens cineastas em início de carreira, são muito raros os que distinguem especificamente autores de idade avançada, uma época da vida onde passa a ser tão difícil fazer um filme como quando se começou", declara a organização.

Texto de Carolina Gaspar
Fotografia de Timothy Eberly, disponível via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal clica aqui.