Estão abertas as inscrições para participar na fanfarra oficial da 4ª edição do Festival dos Canais, um evento organizado pela Câmara Municipal de Aveiro, através do Teatro Aveirense, que animará as ruas e os canais da cidade, entre 17 e 21 de Julho.

A “open call” destina-se a todos aqueles que tenham interesse em integrar a Fanfarra dos Canais, sejam profissionais ou amadores, sem qualquer limite de idade.

“Com esta iniciativa, aberta à comunidade, pretende-se promover a inclusão e o estímulo à participação cultural, artística e cívica das comunidades musicais e desenvolver um trabalho de incentivo à improvisação e liberdade criativa no que diz respeito à composição, interpretação e performance coletiva dos alunos e dos músicos envolvidos”, refere a organização em comunicado.

A Fanfarra dos Canais atuará durante os cinco dias do evento, fazendo diferentes percursos por entre ruas e canais, ligando e relacionando atividades do programa cultural e artístico.

À semelhança dos anos anteriores, a Fanfarra dos Canais protagonizará também uma apresentação final no dia 21 de julho, no Jardim das Brincadeiras, localizado no Canal da Fonte Nova.

Recorde-se que o Festival dos Canais decorre entre 17 e 21 de julho, em Aveiro, onde serão apresentados mais de 251 espetáculos, que envolverão 32 companhias artísticas e cerca de 277 artistas nacionais e internacionais, provenientes de 16 países, a que se juntam 220 participantes da comunidade.

A edição deste ano traz 15 estreias nacionais e quatro premières absolutas, numa programação artística e cultural que aposta também em artistas e companhias consagrados como Gilberto Gil, Mariza, HMB , Capicua e a Companhia Walk The Plank.

Texto de Ricardo Ramos Gonçalves
Fotografia de Festival dos Canais

Se queres ler mais entrevistas sobre a cultura em Portugal, clica aqui.