O prazo da Open Call para o concurso Super Emergentes, do Festival Emergente, destinado a bandas e videoclips, estende-se agora até dia 15 de agosto. Nesta 3.ªedição, que terá lugar a 15 e 16 de outubro, no Cine Teatro Capitólio, o festival pretende, não só apoiar os músicos nacionais, mas também projetos espanhóis, promovendo a música emergente nos dois países ibéricos.

Festival Emergente dedica-se à música emergente e aos novos artistas, com destaque para o indie rock, pop e eletrónica, mas também com espaço para o jazz, hip-hop e música experimental. Após o sucesso do concurso Super Emergentes no ano passado, que levou a palco novas bandas portuguesas, o festival volta a abrir a Open Call, alargando o prazo de candidaturas até dia 15 e agosto.

Com o objetivo primário de possibilitar aos jovens músicos uma experiência de início de carreia, o festival dá a conhecer as bandas a novos públicos e reforça a identidade e características da música emergente nacional, que acompanha ao longo de três anos consecutivos.

Nesta edição o festival conta com um total de 16 bandas a subir ao palco do Capitólio, em Lisboa, sendo que oito são correspondentes aos vencedores do concurso. Este ano o Festival Emergente abre portas a bandas e realizadores de Espanha, para também eles integrarem a programação dos dois dias de festival, criando lugar para a troca de experiências artísticas entre os dois países e fortalecendo o diálogo ibérico.

No concurso Super Emergentes são premiados o “Melhor Concerto Super Emergente” e o “Melhor Projeto Musical Super Emergente”, este segundo apenas para projetos portugueses. Aos vencedores é concedida uma atuação no Festival Rodellus – Braga, m 2022, e a gravação de um álbum ou EP nos estúdios Camaleão, em Lisboa. A 3.ªedição do festival acrescenta dois novos prémios para os videoclips a concurso, “Melhor Videoclip” e “Melhor Realização”. Ambos os prémios consistem num apoio financeiro de 500€.

A acontecer em formato presencial e, à semelhança de 2020, em live streaming, a 3.ª edição do Festival Emergente ocupa o palco do Capitólio, em Lisboa, nos dias 15 e 16 de outubro. A receita do live streaming reverterá integralmente para a União Audiovisual.

Para mais informações acerca do Festival Emergente e do regulamento do concurso Super Emergentes consulte aqui.

Texto de Ana Mendes
Fotografias disponíveis na página de facebook do Festival Emergente

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.