Nos próximos dias 15 e 16 de outubro, o Clube da Natureza de Alvito vai apresentar a edição zero do Festival Encontros. A iniciativa anual leva até ao castelo, biblioteca e diversos espaços do centro histórico do Alvito, uma vasta programação que liga a arte, a ciência e a ecologia.

De acordo com a organização, o Festival Encontros de Alvito "é um espaço de experimentação, propostas culturais e pedagógicas, partindo do conhecimento ecológico e tradicional das comunidades, trabalhando numa rede de parceiros nacionais e internacionais com o propósito de discutir e criar novas formas de pensar, estar e viver neste território." A programação inclui conversas, concertos, circo contemporâneo, exposições, música, oficinas de vidro e de pão, dança, percussão, instalações e intervenções artísticas.

Na sexta-feira, dia 15 de outubro, a Rádio Miúdos, que tem Selma Uamusse como anfitriã, instala-se no coreto, com os jovens repórteres que vão receber e informar todos os visitantes numa emissão em direto e online com entrevistas e programação do festival. Também nesse dia será inaugurada a instalação "Amor à Oliveira" e acontece o peddy paper "Descoberta de Alvito".

Benjamim e Braima Galissá estão entre os vários artistas que vão atuar no sábado, dia 16, no Pátio e Jardim do Castelo. Nesse mesmo dia, haverá uma oficina de vidro, de percussão e outra de "Thinkyoga". Há ainda bailes, oficinas de dança, de pão, entre outras atividades, que acontecerão em vários espaços da vila do Alvito, durante todo o fim de semana.

A conversa "Ciência e Ecologia" vai juntar o agricultor e pesquisador Ernst Gotsch; José Tribolet, o professor catedrático do Departamento de Engenharia Informática (DEI) do IST; Patrícia Vieira, investigadora FCT (Desenvolvimento) no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra no núcleo NHUMEP; e Rui Valente, porta-voz da Coopernico. Já Domingos Morais, membro do IELT (Instituto de Estudos de Literatura e Tradição da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa); Fábio Delduque, artista visual, diretor de arte e produtor cultural; e a atriz brasileira Lucélia Santos compõem o painel da conversa "Comunidade, Sustentabilidade e Voluntariado". Ambas são moderadas por Guadalupe Portelinha.

O espetáculo do circo E-nxada, a sessão de cinema e conversa "Verde que mancha" ou a caminhada à capela de Santa Luzia sobre o património arquitetónico e natural são outros destaques da programação desta iniciativa anual que "nasce da necessidade de dinamizar, discutir e dar a conhecer o interior do país e tem como intenção a partilha, transmissão e fruição de práticas ecológicas sustentáveis, a par com a proteção de valores humanos essenciais a uma vida plena em comunidade".

Texto de Flávia Brito
Fotografia da cortesia da organização

Se queres ler mais notícias sobre a cultura, clica aqui.
Alvito

O Sobressalto é o projeto do Gerador e da ZERO que une a cultura e o ambiente, criando ferramentas para a transição verde e promovendo reflexões e debates junto da comunidade cultural. Um dos seus eixos é a criação de conteúdos jornalísticos, como este, dedicados à sustentabilidade nos meios do Gerador. Sabe mais aqui.