Viviane, Anaquim (na foto) e Melech Mechaya são os nomes dos artistas portugueses que vão encabeçar a 3ª edição do Fusos, festival que se realiza de 7 a 9 de Junho, em Alte, aldeia do concelho de Loulé. Ao longo destes três dias, a localidade algarvia acolhe no total 22 espectáculos espalhados pelos 12 palcos do evento.

“A aldeia de Alte volta a receber o Fusos, numa edição recheada de cultura, com performances onde as várias formas artísticas se cruzam e se fundem para mostrar a capacidade artística algarvia e trazer à região nomes e projectos relevantes, do ponto de vista artístico”, realça a organização em comunicado.

O momento de inauguração (sexta-feira às 21h30) terá como palco o cerro da Galvana, com um espectáculo de música e de luz projectada em todo o cerro, visível de toda a aldeia.

Ilustração em tempo real com sonoplastia da aldeia, um concerto em direto de Cork (Irlanda) para os restaurantes de Alte, uma exposição de fusos construídos pelas crianças da EB Alte, músicos a tocar dentro de canoas ou dentro de casas envidraçadas, são alguns exemplos do que vai acontecer neste festival.

O festival, inserido no espaço e na comunidade de uma aldeia do interior algarvio, é uma organização da Associação Fungo Azul com o apoio do Município de Loulé e da Junta de Freguesia de Alte. Todos os eventos são de entrada livre.

Texto de Ricardo Ramos Gonçalves
Fotografia de Anaquim disponível via Facebook

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.