O Festival Imaginarius – Festival Internacional de Arte de Rua de Santa Maria da Feira informou que vai abrir um concurso para projetos artísticos em circuito europeu de residências e festivais. As candidaturas decorrem até 31 de dezembro.

Esta iniciativa advém da integração do Imaginarius no Roundabout Europe, um projeto de cooperação internacional nesta área, e dirige-se a artistas emergentes ou em viragem profissional que apresentem propostas criativas que apontem para o espaço público e que possam integrar um circuito europeu de residências artísticas e de festivais de artes de rua.

Outros festivais envolvidos no Roundabout Europe são o KoresponDance Festival da República Checa, o Out There do Reino Unido, o Passage Festival da Dinamarca e o Spoffin Festival da Holanda.

Gil Ferreira, vereador da Cultura e do Turismo na Câmara de Santa Maria da Feira, declara que “cada artista efetuará uma residência e apresentará um work in progress em dois dos festivais” envolvidos no projeto, que, resultando de uma candidatura conjunta ao programa Europa Criativa, da União Europeia, pretende acompanhar novos talentos para as artes de rua.

O processo de seleção está a cargo dos diretores artísticos dos festivais envolvidos e irá anunciar um total de cinco artistas e companhias vencedores, estando a divulgação dos resultados marcada para 28 de fevereiro. De acordo com o Roundabout Europe, “a resposta positiva por parte da União Europeia torna possível que as primeiras residências artísticas tenham lugar já no próximo verão”.

Texto de Carolina Gaspar
Fotografia de Daniel von Appen, disponível via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.