O MAP - Mostra de Artes da Palavra, é um festival apoiado pela Câmara Municipal de Oeiras, que se insere num conjunto de iniciativas integradas na candidatura de Oeiras à Capital Europeia da Cultura 2027. Com o objetivo de explorar a palavra e a sua relação com outras dimensões, o festival, que teve início em março, prolonga-se até ao verão, culminando na semana de 9 a 13 de junho de 2021.

O festival apresenta uma diversidade de eventos que ocorrem em várias localidades, permitindo a criação de percursos que cobrem todo o concelho de Oeiras, posicionando-o, simbolicamente, como Capital da Poesia e das Culturas da Língua Portuguesa.

O MAP é um festival pluridisciplinar e transversal, que pretende redefinir fronteiras e territórios, revisitando e reinventando o imaginário poético. A poesia estará presente sob todas as formas: música, artes plásticas, workshops, debates e conferências, conversas da culinária à cidadania, da escola ao espaço público e mediático.

A programação do festival oferece um conjunto vasto de iniciativas, tais como: A Secreta Vida as Palavras, um concurso internacional de fotografia; Poder da Palavra, um concurso de eloquência, debate e argumentação; Poetry Bus, um autocarro com um set para show cases itinerantes de poesia pelo concelho; PoeTree, Árvores dos Mil Poemas, uma instalação artística; entres outras dinâmicas e sessões de poesia, performance, conferências e exposições.

A cargo do festival, e com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, A PALAVRA é uma associação cultural sem fins lucrativos, dedicada exclusivamente às múltiplas formas de expressão artística que a palavra possibilita. Com o principal objetivo de "dar voz às novas tendências e expressões artísticas em torno da poesia, da palavra dita, escrita e performada", a associação cruza outras disciplinas com a música, com as artes visuais, com o teatro e a dança.

Com iniciativas a ter início em Março de 2021, o festival MAP - Mostra de Artes da Palavra, acontece no concelho de Oeiras e culminará num período mais intenso entre 9 e 13 de Junho de 2021.

Texto de Ana Mendes
Fotografia via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.