A Fundação José Saramago celebra o 25 de Abril, homenageando as mulheres e os homens que deram corpo à luta antifascista e convidando os mais novos para uma oficina que abre espaço às suas reivindicações.

Hoje, dia 23 de abril, pelas 18h30, para celebrar os 47 anos da revolução de abril, a Fundação José Saramago vai homenagear 13 rostos que estiveram atrás das grades de uma das mais duras prisões fascistas em Portugal, o Forte de Peniche. "Peniche, 13 de rostos" é um trabalho da autoria de Patrícia Carvalho, Adriana Miranda e Teresa Pacheco de Miranda. A sessão contará, ainda, com a presença de 13 resistentes antifascistas.

Já, no dia 24 de abril, pelas 10h30, a fundação vai, ainda, desenvolver uma oficina de impressão de cartazes e de escrita e desenho nas pedras de calçada, que sejam o resultado da reflexão das crianças sobre a liberdade. A oficina de impressão terá por base alguns elementos "descalcados" das propostas gráficas da exposição "Pedras da Liberdade", patente na Fundação José Saramago, que serão trabalhados com a técnica de stencil, proporcionando às crianças a exploração da composição modular para servir de base gráfica. A inscrição é limitada a dez participantes, e gratuita através do e-email: secretaria@josesaramago.org.

Local: Fundação José Saramago;
Horário: Varia conforme a atividade;
Preço: Não disponível.
Fotografia disponível via Pexels