O Festival Mental regressa de 20 a 28 de maio, de 2021, a Lisboa. As atividades vão decorrer em três espaços marcantes da cidade lisboeta e da história do Mental: o Cinema São Jorge, a Fábrica Braço de Prata e o Espaço Atmosfera M. Este é um festival português de cinema, e informação, que visa promover a saúde mental e a sua literacia, bem como o estigma na sociedade em geral.

O Festival Mental 2021 arrancará com o M-Debate, uma conversa e reflexão sobre a nossa intensa relação com a tecnologia e como esta afeta a saúde mental. "A saúde tecnológica na saúde mental" contará com um painel de convidados da área da comunicação, da psicologia e do jornalismo: João Vasco Almeida (Jornalista e Moderador), Edite Queiroz (Psicóloga, Cinéfila e Cronista), Fernando Pinto (Psicólogo Clínico e Professor) e Carlos Duarte (Social Media Manager).

Ainda assim, as M-Talks, os painéis temáticos sobre assuntos relacionados com a saúde mental, voltam a ser os pilares da programação de 2021. Nesta 5.ª edição, os temas para as M-Talks recairão sobre temáticas da saúde mental, nomeadamente, a ecoansiedade, a depressão e a somatização. Em todas as talks haverá projeções de curtas-metragens.

A M-Talk sobre a Ecoansiedade estará a cargo da moderação de Cristina Esteves (Jornalista e Apresentadora da RTP) e da participação de Nuno Colaço (Doutorado em Neuropsicologia Clínica pela Universidade de Salamanca; Psicólogo Clínico nos Serviços Clínicos dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa). Ao longo desta vão, ainda, ser convidados Beatriz Lourenço (Médica Psiquiatra, formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, com Mestrado Integrado em Medicina) e Sérgio Viana (vogal da Direcção da DRC da Ordem dos Psicólogos Portugueses e Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde). O filme que servirá de base à M-Talk sobre Ecoansiedade é o “No Coração da Escuridão”(First Reformed) de Paul Schrader.

Já, a conversa sobre a Somatização será moderada por João Vasco Almeida (Jornalista, Presidente e Diretor-geral da editora A Rossio) e contará com as intervenções de Miguel Ricou (Presidente do Conselho de Especialidade de Psicologia Clínica e da Saúde da Ordem dos Psicólogos Portugueses, representante Português no Board of Ethics da EFPA). A estes nomes juntam-se, ainda, Sílvia Ouakinin (responsável pelo apoio psiquiátrico ao Serviço de Hemato-Oncologia do Hospital CUF Tejo) e Maria João Barros (Psicóloga, Psicoterapeuta e jurada residente do Festival Mental). O filme que acompanha esta sessão será anunciado em breve.

A última M-Talk alusiva ao tema da Depressão estará a cargo de Vanessa Augusto (Radialista da Antena 3). Neste seguimento, contará com as participações de Alexandra Antunes (Direção da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Psicóloga Clínica na Unidade Local de Saúde de Matosinhos- Hospital Pedro Hispano), Ricardo Gusmão (Psiquiatra, Investigador no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto e dirige o Lab Wellbeing, Depression and Suicide Prevention integrado no Laboratório Associado ITR) e Inês Amaro (Psicóloga Clínica e membro da Sociedade Portuguesa de Terapia Focada nas Emoções). O filme temático será o “Manchester by the Sea” de Kenneth Lonergan.

Realce-se que as M-Talks foram uma resposta do Festival Mental criada em março de 2020, com o projeto digital autónomo M-Talks 4 All com conversas diárias sobre a Saúde Mental e o qual se encontra atualmente na segunda série. As M-Talks 4ALL são transmitidas diariamente às 11h nos vários canais do Festival Mental e da Direção-Geral da Saúde.

A programação oficial do festival, de 2021, será anunciada ao longo das próximas semanas e contará também com uma série de eventos integrados de várias áreas culturais e sociais como cinema, música, dança, teatro e literatura. Aliando-se a esta programação acontece também o Mental Júnior.

Texto de Isabel Marques
Fotografia disponível via Pexels