Vai nascer um novo festival que alia património e música. 'Palcos com História' é o nome do evento que se realiza em setembro, em Beja e em Lisboa, sob o mote de "Viver a Cultura".

A ideia passa por "levar música a locais com relevância histórica e desta forma promover o património cultural de cada município parceiro do projeto", de acordo com a organização. "Em cada concerto é tido em conta todo o enquadramento cénico e histórico inerente a cada uma das localidades, de modo a enaltecer a enorme grandeza e relevância da nossa cultura patrimonial nos espetáculos”, lê-se no comunicado hoje divulgado.

Nos dias 11 e 12 de setembro é o Castelo de Beja, erguido no século XII, que recebe as primeiras atuações. No dia 11 de setembro, às 21:30, está previsto um espetáculo a cargo dos alentejanos Virgem Suta. No dia seguinte, pelas 21:00, é a vez do cantor Fernando Tordo, autor de temas como “Adeus Tristeza”.

Depois da capital baixo-alentejana, o festival ruma a Lisboa, onde acontece, no Palácio Baldaya, nos dias 24 e 25 de setembro. No dia 24, às 21:30 atuam Os Azeitonas e, no dia seguinte, os Quinta do Bill, liderados por Carlos Moisés, em formato acústico. Os concertos no palácio realizam-se no jardim, “ideal para concertos ao ar livre”, segundo a organização.

Produzido pela Contos da Praça, o festival conta com apoio da Câmara Municipal de Beja e da Junta de Freguesia de Benfica, ao abrigo do Garantir Cultura.

Texto de Sofia Craveiro com Lusa
Fotografia de Ana Grave via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal clica aqui.