De 22 a 25 de abril, no Cinema São Carlos, e de 6 a 8 de maio, no Centro da Juventude de Braga, o Festival Política, 2021, vai apresentar uma extensa programação composta por filmes, debates, espetáculos, performances e outras formas de expressão política e artística. Terá como veículo de reflexão, e discussão, o tema central deste ano, as “Fronteiras”.

É, também no contexto das fronteiras, como barreiras físicas, psicológicas e políticas, que se apresentam como entraves à inclusão das pessoas no território ou na comunidade, que está aberta a call para bolsas dirigidas a artistas, criadores e ativistas.

Trata-se de uma iniciativa que conta com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude. Este programa de bolsas tem por objectivo fomentar e apoiar a criação artística e intervenção cívica de jovens até 30 anos, residentes nos distritos de Lisboa ou Braga.

Podem ser submetidas candidaturas nas modalidades de literatura, música, artes performativas, artes plásticas, vídeo ou formação (workshop).

Às quatro propostas escolhidas serão atribuídas bolsas de criação, no valor monetário de 500 euros, cada uma. As obras selecionadas serão incluídas na programação da edição deste ano do festival.

As inscrições devem ser feitas até dia 18 de março de 2021 através do email submissions.politica@gmail.com.

Texto de Isabel Marques
Fotografia disponível via Pexels