O Festival “Que Jazz É Este?” acontece entre os dias 21 e 25 de julho, em Viseu, com uma programação de 16 concertos em oito espaços da cidade. A 9ª. edição do Festival, promovido pelo Gira Sol Azul, pretende levar a diversidade da música jazz a todos os públicos, dinamizando workshops, conversas, oficinas, uma rádio do festival e ainda concertos ao domicílio.

Após a edição anterior, que apresentou um formato idêntico com cinco dias de festival, “Que Jazz É Este?” traz de volta a música à cidade, privilegiando as atuações em jardins e espaços ao ar livre, como os claustros do Museu Nacional Grão Vasco, o Parque Aquilino Ribeiro, os jardins da Escola Profissional Mariana Seixas e o jardim da Casa do Miradouro.

Parte da programação é composta por vários concertos, entre os quais a apresentação do projeto MAU, no primeiro dia do festival, inspirado na obra de Thomas More, a cargo do contrabaixista e compositor Miguel Ângelo. Junta-se o trio de Edu Miranda, num concerto com participação da cantora Luanda Cozetti, o guitarrista Femi Temowo com as sonoridades de origem africana, o coletivo Gira Sol Azul de músicos da região de Viseu, o soul britânico de Tony Momrelle, e ainda os Carapaus Afrobeat.

No âmbito da parceria com o Carmo’81, o projeto InnesViller, que funde HipHopLand, SoulBlock, RnBHill, JazzHeights e FunkPark, sobe ao palco Inatel, com concerto de de ¡Golpe! em parceria com a Robalo Music, Vessel Trio sob o carimbo Porta Jazz e ainda Carlos Peninha Quarteto.

Também a Pousada de Viseu e o Teatro Viriato fazem parte do conjunto de salas e espaços a receber o festival “Que Jazz É Este?”, onde acontecerá o concerto intimista de Luís Figueiredo, e a atuação da Orquestra de Jazz de Espinho e o músico Mário Costa, respetivamente.

Para além dos concertos, as iniciativas Jazz na Rua e Jazz ao Domicílio fazem parte do programa de cinco dias do festival, unindo escolas profissionais de música da região com o objetivo de levar a energia do jazz a todas as pessoas da cidade, partilhando a premissa de criar novas oportunidades para a cultura musical das populações. A realização do 13.º workshop de Jazz de Viseu, orientado pelo projeto MAU, e as duas oficinas de música dirigidas ao público, renovam a preocupação do “Que Jazz É Este?” na profissionalização e ensino da música.

O festival é financiado pelo programa Viseu Cultura do Município de Viseu e dinamiza a região centro do país entre os dias 21 e 25 de julho de 2021. A programação completa pode ser consultada aqui.

Texto de Ana Mendes
Fotografias da
cortesia do Festival Que Jazz É Este?

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.