Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Festival Todos São Palco: há mais Amazónia para lá da devastação e do extrativismo

Todos São Palco – Mostra de Teatro Além do Equador percorre o país até 17 de outubro. Sob o tema “Amazónias Futuras”, propostas do Brasil, Colômbia e Peru trazem teatralidades, urgências e esperanças de um território diverso.

Texto de Cátia Vilaça

Edição de Tiago Sigorelho

Des-conocido | Fotografia de Mário Canelas

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Uma a uma, as árvores em miniatura vão sendo dispostas pelos intérpretes na mesa que ocupa o lugar central da performance. Depois, os animais. O processo é vagaroso, como é a formação de qualquer floresta. Entretanto, surgem homens armados, e a partir daí a velocidade da destruição é vertiginosa.

Los Devoró la Selva, de Eloísa Jaramillo e Mateo Mejía, transporta para o palco do Teatrão, em Coimbra, a voragem destruidora da campanha de Henry Ford na Amazónia, quando, em 1927, o industrial adquiriu um terreno para aí construir a Fordlândia, cidade concebida para o cultivo da borracha para os pneus dos seus automóveis. A experiência acabaria por fracassar em 1945, mas a devastação do património natural persistiria.

O ponto de partida do espetáculo é o romance La Vorágine (A Voragem), escrito por José Eustasio Rivera em 1924, que os artistas colombianos estudaram e onde continuam a encontrar atualidade. “La Vorágine é atual porque a devastação de então tem vindo a ser substituída por outros tipos de devastação”, lembrou Eloísa na conversa aberta ao público que se seguiu ao espetáculo.

Apesar disso, Eloísa mantém um olhar otimista, como assegurou ao Gerador horas antes da apresentação. A artista e investigadora, que é também facilitadora de Biodança, acredita que estamos perante um ponto de viragem entre “um mundo que está a terminar e outro que está a nascer”. Para acompanharmos essa mudança, convoca-nos a prestar atenção a formas indígenas de ver o mundo, distintas das ocidentais, e também a uma sabedoria não humana, que as plantas e os animais demonstram, sobre habitar o planeta há milhões de anos. 

Antes da apresentação no Teatrão, o grupo conduziu, em Aveiro e Coimbra, a oficina “Futuros Ecossomáticos”, com o objetivo de “ativar a imaginação”, descreve Eloísa. “Acreditamos que temos a imaginação colonizada, cooptada pelo capitalismo, cooptada pela catástrofe”. E de facto, as imagens que as pessoas projetam durante o exercício remetem para um mundo apocalíptico, sem água, onde as máquinas dominam tudo. O grupo procura então levar o exercício mais longe, numa busca por outras imagens, inverosímeis até, mas que se demarquem do caminho que o mundo aparenta levar e permitam imaginar outros futuros, incluindo para a Amazónia. 

Los Devoró La Selva

Fotografia de Paulo Abrantes

Para Eloísa, é prioritário que cada um se pergunte pelo seu lugar no ecossistema, um desafio que também perpassa a proposta de Uyra, performer e artista visual de Manaus, no Brasil, e também bióloga e arte-educadora. Em Ponto Final, Ponto Seguido, a artista traz a reconexão do humano com a terra ao meio urbano. Durante 45 minutos, a terra renasce sobre o betão, o território originário ressurge sobre a malha urbana que o ocupou. Na gravação que acompanha a performance, escutamos Uyra relembrar que vida é movimento e ondulação, por oposição às linhas retas e artificiais que dividem cidades e pessoas, ou às linhas do Tratado de Tordesilhas que impõem a divisão colonial do mundo. Tal não significa expurgar o cimento da sua importância para o “processo da civilização humana organizada em cidades”, como ressalva Uyra em conversa com o Gerador após uma apresentação em Coimbra, mas reconhecer o seu impacto, por exemplo ao nível da impermeabilização do solo, que compromete precisamente a capacidade da terra de respirar e, quando usado indiscriminadamente, é responsável pela formação de ilhas de calor, tornando as cidades cada vez mais quentes. À semelhança do pensador e ativista indígena Ailton Krenak, também Uyra encara a terra por baixo desta camada de artificialização não como morta, mas num sono forçado, do qual a artista pretende, com esta performance, ajudar a despertar. 

Tal como Eloísa, também Uyra se mostra otimista com a possibilidade de “curar” os sistemas naturais: “Enquanto nos movemos, enquanto respiramos, enquanto sonhamos, enquanto sorrimos e trocamos histórias, nem que seja uma história boba daquela tarde na infância, ainda é possível curar”, assegura, apesar de reconhecer que os desafios persistem. Se, no passado, eram as missões coloniais a recorrer à violência para lidar com a diferença, hoje, para a artista, teremos de ser capazes de construir com a diferença.

Ponto Final, Ponto Seguido
Fotografia cedida pelo Teatro Aveirense, Município de Aveiro

Para o professor e dramaturgo Jorge Louraço Figueira, curador da mostra, a Amazónia é um tema incontornável, que deveria estar “no centro das nossas preocupações” em contexto de crise climática. Tal não significa, contudo, que todos os espetáculos tenham uma relação direta com o tema, até para se evitar conceptualizações que acabassem por cair no exotismo. Por outro lado, esta perspetiva ampla procura também evitar o antagonismo da Amazónia versus Ocidente que, no limite, poderia reforçar a perspetiva extrativista com que a região vem sendo encarada. Não é um recurso, mas um lugar diverso, onde cabe a floresta, a cidade e uma grande diversidade de produção intelectual, indígena ou não.

O teatro como direito humano

Um exemplo histórico dessa diversidade é o grupo cultural Yuyachkani, sediado em Lima, no Peru. A companhia independente traz ao festival Des-conocido, um solo de Julián Vargas com base num trabalho pedagógico desenvolvido pelo ator num hospital psiquiátrico. Embora o espetáculo tenha estreado em 2023, as oficinas já têm vários anos, mas permaneceram no “arquivo do ator e foram-se configurando com o tempo”, conforme detalhou Julián Vargas em entrevista ao Gerador, após um ensaio no Teatro Aveirense. Com esta experiência, que parte da solidão de um homem abandonado à sua sorte num hospital psiquiátrico, de traumas e alucinações visuais e auditivas, a companhia dá destaque a um tema que considera importante e necessário. “O Estado não quer encarregar-se destas pessoas, porque são um fardo”, constata Julián Vargas, que reconhece uma tendência de abandono também nas famílias. “O paciente encontra-se entre dois muros: o da família que o abandona e o do Estado que o abandona. Acreditamos que com este trabalho podemos impulsionar uma forma distinta de encarar o tema da saúde mental”, concretiza.

A Yuyachkani, palavra quechua que significa “estou a pensar, estou a recordar”, celebra este ano 55 anos de atividade, e tem na criação coletiva a sua identidade. Conforme explica Miguel Rubio, diretor artístico da companhia que assume também a direção deste espetáculo, os atores e atrizes têm temas de interesse pessoal que trabalham desde a raiz, como aconteceu com Julián, num processo a que Rubio se juntou já na fase final. Para o diretor, a criação coletiva é mesmo uma afirmação anticolonial, ligada à efervescência cultural que brotou na América Latina em meados do século XX, que mostra que o teatro não chegou ao território há 500 anos com a conquista, existindo já formas de representação e teatralidades muito anteriores a esse período. Para Julián, sair da hegemonia não tem como objetivo ser original, mas ser consequente ou, na leitura de Rubio, não se trata de ser original mas de regressar à origem. E dentro desse conceito não cabem elites. “O teatro é um direito humano”, declara Rubio, por isso não tem de ser feito por especialistas, como acontece com Des-conocido, que parte de uma troca de saberes numa oficina feita num hospital. 

Quando perguntamos a Miguel Rubio como se sobrevive enquanto estrutura independente durante 55 anos, o encenador e fundador da Yuyachkani não tem uma fórmula, sobretudo em tempos como estes, de cortes na cultura. Apesar das dificuldades, continuam a formar-se grupos artísticos na América Latina, algo que o poder não encara com bons olhos: “Qualquer espaço contestatário emergente é uma ameaça”, conclui Miguel Rubio.

Capitalismo e racismo, 70 anos depois

Também para Wellington Fagner, “o teatro é uma ferramenta política”. O encenador brasileiro convoca, na sua proposta, uma personagem de meados do século passado: Panchito González. Criada por Osvaldo Dragún, a Historia de cómo nuestro amigo Panchito González se sintió responsable de la epidemia de peste bubónica en Africa del Sur faz parte de uma tríade de breves histórias que o dramaturgo argentino levou à cena no final da década de 50. Panchito aceita um contrato para vender carne na África do Sul, mas quando percebe que só terá rentabilidade se baixar a qualidade, vende carne de rato e desencadeia uma epidemia. Apesar de breve, a história é uma reflexão sobre capitalismo (e um dos seus subprodutos, o subemprego) e também sobre racismo.

Panchito González

Fotografia cedida pelo Teatro Municipal Sá de Miranda, Viana do Castelo

“O Panchito hoje é o entregador de aplicativo, é o motorista da iFood”, contextualiza Fagner em entrevista ao Gerador após uma apresentação em Viana do Castelo, para se referir aos falsos empreendedores que, na verdade, são explorados por grandes tecnológicas sem quaisquer garantias laborais. 

A adaptação de Fagner alarga a já contundente reflexão de Osvaldo Dragún sobre o racismo (“crê que pode fazer mal a um negro comer carne de rato?”), questionando se tudo aquilo aconteceria com americanos ou europeus. 

As quatro apresentações do espetáculo durante o festival (Ericeira, Mafra, Viana do Castelo e Águeda) resultaram de residências artísticas. Muitos nunca tinham pisado num palco, conta Wellington ao Gerador, mas através de jogos e exercícios, descobriram que “podem ser atores”.

Para Jorge Louraço Figueira, estas propostas podem contribuir para combater uma visão exótica da Amazónia, ao trazer propostas urbanas e sofisticadas que normalmente não cabem nesse estereótipo.

O festival Todos São Palco envolve 16 instituições culturais portuguesas, 14 das quais integrantes da Rede de Teatros e Cineteatros, e 13 cidades.

A programação completa está disponível aqui. 

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

2 Outubro 2026

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

25 Setembro 2026

Indignação

25 Setembro 2026

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

24 Setembro 2026

EMAP lança candidaturas para residências artísticas em 2027 com apoios de 8.000 euros cada 

22 Setembro 2026

Festa do Livro da Amadora: diferentes identidades dialogam através da arte e literatura

18 Setembro 2026

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

17 Setembro 2026

Estamos a perder direitos? Recorda a última edição das Residências Insubmissas Gerador

11 Setembro 2026

BIOGRAF: fazer do cinema um lugar em Cerveira

11 Setembro 2026

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

10 Setembro 2026

Apolo de Carvalho: “Numa sociedade onde a extrema-direita e o fascismo estão a aumentar, uma figura como Amílcar Cabral é uma ameaça”

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Ensino superior: futuro ou espaço de incerteza?

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0