fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Festival Verão Clássico arranca já este domingo

A 6.ª edição do Festival Verão Clássico arranca hoje e, até dia 4 de agosto,…

Texto de Bárbara Dixe Ramos

Franz Schubert (1797-1828): Quinteto com Piano D. 667 A Truta I. Allegro vivace | II. Andante | III. Scherzo | IV. Andantino | V. Allegro giusto Mihaela Martin violino / Tatjana Masurenko viola Kyril Zlotnikov violoncelo / Janne Saksala contrabaixo / Filipe Pinto-Ribeiro piano

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A 6.ª edição do Festival Verão Clássico arranca hoje e, até dia 4 de agosto, apresenta mais de 500 aulas abertas e concertos espalhados pela capital.

Ao todo serão mais de 200 jovens músicos, com cerca de 30 nacionalidades envolvidas, e 15 mestres, músicos profissionais e pedagogos, na sua maioria distinguidos a nível internacional, a orientar as masterclasses. Estão já confirmados músicos e professores de renome de conservatórios e universidades reconhecidas, tais como Berlim, Londres, Paris, Genebra e Madrid, com destaque para a Orquestra Filarmónica de Berlim e Orquestra de Paris. Estas aulas abertas destinam-se a estudantes de música, músicos profissionais e ainda professores de música.

No plano dos concertos, de acordo com Filipe Pinto-Ribeiro, pianista e diretor pedagógico do Festival, o Verão Clássico apresenta "um repertório muito variado e apelativo, destacando-se a interpretação de obras para piano de Beethoven (de quem se celebram, este ano, os 250 anos do nascimento em Bona, na Alemanha), por Henri Sigfridsson e Eldar Nebolsin, e de um conjunto de canções do génio de Bona, em várias línguas, como é o caso de "Seus lindos olhos", a única canção em português, e que será interpretada por Anna Samuil", afirma em declarações à agência Lusa. Do cartaz fazem ainda parte quatro concertos - TalentFest - dos jovens talentos participantes na academia.

Este ano o Festival vai espalhar-se um pouco por toda a cidade de Lisboa, passando assim pelo Teatro Thalia, Palácio das Laranjeiras, Conservatório Nacional, Palácio Fronteira e, como é já habitual, pelo Centro Cultural de Belém e pelo edifício da Orquestra Metropolitana de Lisboa.

O Festival e Academia Verão Clássico é um projeto criado em 2015 com um eixo performativo e educacional muito marcante.

O programa em detalhe pode ser consultado aqui.

Texto de Bárbara Dixe Ramos com Lusa
Fotografia via Festival Verão Clássico

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

29 SETEMBRO 2025

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0