O filme “Listen”, de Ana Rocha de Sousa, é o candidato de Portugal a uma nomeação para os Óscares, na categoria de Melhor Filme Internacional, anunciou esta segunda-feira a Academia Portuguesa de Cinema.

Em comunicado, o presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Paulo Trancoso, recorda que o filme conquistou vários prémios em Veneza, “um dos mais importantes festivais de cinema do mundo”, e “rapidamente se tornou no filme português mais visto do ano, apesar do momento crítico” que o país atravessa, por causa da covid-19.

Essas duas condições revelam “um voto de esperança no talento dos cineastas portugueses, cada vez mais reconhecidos além-fronteiras e acarinhados pelo público nacional”, afirmou Paulo Trancoso.

Listen estreou-se nos cinemas portugueses a 21 de outubro, tendo somado desde então cerca de 32.500 espectadores.

Esta é a primeira longa-metragem de ficção de Ana Rocha de Sousa, um drama familiar inspirado numa história real, sobre uma família portuguesa emigrada em Londres, a quem é retirada a guarda dos filhos, por suspeitas de maus-tratos. A narrativa acompanha os esforços da família em provar aos serviços sociais e judiciais britânicos que as suspeitas são infundadas.

Com co-produção luso-britânica, o filme foi rodado nos arredores de Londres com elenco português e inglês, encabeçado por Lúcia Moniz, Ruben Garcia e Sophia Myles. O filme venceu seis prémios no Festival de Veneza, entre os quais o Leão do Futuro, para uma primeira obra, e o prémio especial do júri da competição Horizontes.

A 93.ª edição dos Óscares, prémios norte-americanos de cinema, está marcada para 25 de Abril de 2021, em Los Angeles, nos Estados Unidos. As nomeações para os Óscares serão conhecidas em março.

Texto de Isabel Marques
Fotografia disponível via Unsplash