Ao longo deste mês, o Teatro do Bairro em Casa tem disponibilizado alguns filmes de João Botelho online. As produções fazem parte de uma trilogia de documentários do cineasta sobre a região de Trás-os-Montes e foram realizadas entre 2007 e 2012 em parceria com o ministério da Cultura. 

A Terra Antes do Céu, a primeira obra a ser disponibilizada, data de 2007 e retrata “um encontro de artistas reunidos para celebrar a genialidade de Miguel Torga”. O filme conta com José Pinto e o padre Avelino Augusto da Silva nos papéis principais. 

Mais recentemente, Para Que Este Mundo Não Acabe!, está online desde o passado dia 10 de abril e é protagonizado por Maria Archer, Marcello Urgeghe e João Poças. Lançada em 2009, a obra é o segundo filme da trilogia dedicado a Trás-os Montes.

Por último, chega agora Anquanto La Lhégua Fur Cantada, o mais recente filme. A produção aborda a questão das tradições, geografia e língua, mas também a música popular da região. O trabalho conta no elenco com nomes como Catarina Wallenstein, Gabriel Gomes, Paulo Meirinhos, alunos da Escola EB de Miranda do Douro, Ana Maria e Pedro Raposo e Aureliano Ribeiro.

Texto por Gabriel Ribeiro
Fotografia de Timothy Eberly via Unsplash

filmes-joao-botelho-gerador